02/09/2022 - SME - Educação
ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
As inscrições devem ser efetivadas até o dia 12 de setembro através do envio do Termo de Compromisso por e-mail

foto/divulgação: Arquivo SME

As inscrições devem ser efetivadas até o dia 12 de setembro através do envio do Termo de Compromisso por e-mail

 

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação está oferecendo os cursos de capacitação “Módulo Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE)”, “Módulo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)” e “Módulo Programa do Livro” para diretores, professores, membros da diretoria da Associação de Pais e Professores (APP) e comunidade em geral por meio do programa Formação pela Escola.

 

Com previsão para iniciar no dia 15 de setembro e de modo online via Plataforma SIFE/AVA, os cursos terão aproximadamente 45 dias de duração.

 

As vagas são limitadas e será permitido a participação em apenas um módulo por período ofertado.

É importante que ao menos um representante da unidade escolar se inscreva em um deles.

 

As inscrições devem ser efetivadas até o dia 12 de setembro, através do envio, por e-mail, do Termo de Compromisso devidamente preenchido e assinado conforme as opções abaixo:

 

Módulo Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE) – enviar para fpe@sme.pmf.sc.gov.br

Módulo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – enviar para simone.fochesato@sme.pmf.sc.gov.br

 

Módulo Programa do Livro – enviar para cris.farias@sme.pmf.sc.gov.br

 

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada do e-mail, com as informações completas no Termo de Compromisso (em anexo).

 

DESCRIÇÃO DOS CURSOS

  • Módulo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) (60h) – Esse módulo apresenta o papel do nutricionista fazendo menção ao cardápio da alimentação escolar, as formas de gestão, o processo de aquisição de produtos alimentícios, a questão da agricultura familiar, as etapas da prestação de contas, o importante papel do controle social, entre outras coisas.

  • Módulo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) (60h) - Este curso tem como objetivo fornecer informações e conhecimentos que lhes permitam compreender o PDDE como instrumento de transferência de recursos inseridos na política de descentralização adotada pelo Governo Federal nos últimos anos.

  • Módulo Programa do Livro (40h): Este módulo objetiva estimular os processos cooperativos de operacionalização dos programas do livro, favorecer a valorização, o uso crítico, a conservação e a devolução dos livros didáticos, contribuindo para o fortalecimento da gestão da escola pública. Trata ainda da história do livro didático no Brasil, das características de cada programa do livro, suas operacionalizações, compromissos, ética e legislação, bem como da cidadania e gestão democrática da informação para o Controle Social.



 


arquivos para download