05/09/2022 - SME - Educação
Estudantes da rede municipal de ensino limpam praias da Capital
Foram recolhidos 150 quilos de resíduos em Canasvieiras, na Cachoeira do Bom Jesus e em Ingleses

foto/divulgação: Arquivo SME

Em torno de 150 estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis se uniram para realizar a limpeza das praias de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ingleses.

Em torno de 150 estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis se uniram para realizar a limpeza das praias de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ingleses. Eles pertencem às escolas básicas Professora Herondina Medeiros Zeferino, Virgílio dos Reis Várzea, Osmar Cunha e Intendente Aricomendes da Silva. 
 
A ação foi promovida pela Escola do Mar, ligada à Secretaria de Educação da Capital, em parceria com a organização ambiental  Parley, Secretaria Municipal do Meio Ambiente  e Cooperativa de Reciclagem Renascer 4R. 
 
 
O objetivo foi compreender um pouco mais sobre o plástico, os microlixos, o processo e a importância da separação dos resíduos sólidos. Além disso, entender como esses resíduos afetam a vida nos oceanos. Os estudantes foram reunidos ao lado da Escola do Mar para a  palestra inicial com a equipe da Parley, que explicou a todos o processo e a logística da coleta dos resíduos na praia. 
 
A limpeza teve duração de 2 horas com interceptação, pesagem dos resíduos recolhidos e  separação em reciclados e rejeitos. Os recicláveis foram levados para a cooperativa de reciclagem e os rejeitos separados em um contentor da Comcap.  
 
No total foram interceptados 150 quilos de resíduos, sendo 115 quilos nas praias de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, conjuntamente. Na praia dos Ingleses foram recolhidos 35 quilos de resíduos,  a maioria plásticos, que são recicláveis.
 
Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, mais do que conscientizar, os atos fazem  com que os exemplos sejam seguidos. “Esses 150  estudantes da nossa rede  são inspiração para todos nós”.
 


galeria de imagens