13/10/2022 - SME - Educação
Território brincantes encantam crianças na I Mostra Cultural de Núcleos de Educação Infantil de Florianópolis
Evento está sendo realizado no Museu Sérgio Grando até o dia 28

foto/divulgação: Arquivo SME

As pessoas que visitam a Capital estão também prestigiando a I Mostra Cultural de Núcleos de Educação Infantil de Florianópolis” da rede municipal. O evento ocorre até o dia 28 de outubro no Museu de Florianópolis Sérgio Grando. As diversas exposições são baseadas nas vivências diárias das crianças de zero a seis anos.

Nesta semana quem esteve no espaço foram crianças e adultos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Letícia Costa, professora na rede municipal e estadual na cidade São Paulo, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Educação e destacou a importância do município ter uma Diretoria de Educação Infantil. “É uma forma bem amadurecida e eficaz para pensar ações pedagógicas como o da criação dessa Mostra”.

Às segundas-feiras, o Museu está com suas portas abertas das 12h às 18 horas. Às quartas, quintas e sextas-feiras o horário de visitação é das 9h às 17 horas.

Até esta sexta-feira, os Neims Doralice Teodora Bastos (Canasvieiras) e Jardim Atlântico (Jardim Atlântico) participam da mostra com “A infância dos territórios e materialidades”.

Os territórios brincantes produzidos no Neim Doralice Teodora Bastos e os brinquedos não estruturados, oferecidos no Neim Jardim Atlântico, são meios de encontros, preparados e organizados coletivamente para uma vivência dinâmica, estética e criativa.

A garotada é a protagonista e conduz seu próprio ritmo de exploração e experimentação com as materialidades e a natureza.

Na sexta-feira, às 10 horas e às 14h30 ocorrerá a roda de conversa “Diálogos sobre o brincar”. Pelo Neim Doralice Teodora Bastos, participarão os professores André Felipe Marcelino, Márcia Eliza de Souza, Cristiane dos Santos Farias, Simone Cintra, Denise Figueiredo Loch e Patrícia Lúcia Barbosa da Silva.

O Neim Jardim Atlântico estará representado pelos professores Ronaldo Lopes Vieira e Fernanda Edite Ferreira.

\"Estamos mostrando as maravilhas que nossas crianças fazem nas unidades educativas de ensino infantil, a partir do brilhante trabalho que as profissionais exercem na rede municipal da Capital”, comentou o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

17 A 21 DE OUTUBRO – EXPOSIÇÃO DOS NEIMS DORALICE MARIA DIAS E PEQUENO PRÍNCIPE E EBM COSTA DA LAGOA

Tessituras entre cultura e natureza

21 DE OUTUBRO, ÀS 14h30 - RODA DE CONVERSA

Uma proposta de artes visuais no NEIM do Futuro”

Com os professores Elivelto Alves de Souza e Anna Carla Luz Lisboa (NEIM Doralice Maria Dias).

24 A 28 DE OUTUBRO - SEGUNDA EXPOSIÇÃO DOS NEIMS DORALICE MARIA DIAS E PEQUENO PRÍNCIPE E EBM COSTA DA LAGOA

O brincar é afetado pela cultura, mas também a afeta. São muitas as manifestações folclóricas que sobrevivem e multiplicam-se em formas e espaços por conta das apropriações que as próprias crianças fazem dentro e fora das unidades educativas.

Nessas apropriações, os elementos culturais são combinados com outras referências artísticas e manifestados em expressões corporais e materiais, como desenhos, colagens e esculturas. Esse é um ciclo mais interativo, no qual o público é convidado pelos Neims Doralice Maria Dias e Pequeno Príncipe e EBM Costa da Lagoa a se inspirarem nas produções expostas e interagir com os elementos dispostos a fim de construir novas obras.

26 DE OUTUBRO, ÀS 10h – Oficina

\"Bonecos de graveto”. Com a professora Andressa Proença Rosa, da EBM Costa da Lagoa.