08/03/2023 - SMMA - Saneamento
PACTO: Prefeitura aciona Casan após problemas com tubulações no Bom Abrigo

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Registro de infiltração de esgoto nos muros de um estabelecimento comercial localizado no bairro Bom Abrigo

A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, atendeu uma nova denúncia anônima de comerciantes após registro de infiltração de esgoto nos muros de um estabelecimento comercial localizado no bairro Bom Abrigo, na região continental de Florianópolis. O caso ocorreu na rua José Lins do Rego, e, conforme vistoria realizada pelas equipes técnicas, foi confirmado o problema de infiltração de esgoto decorrente de uma tubulação da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) que estava partida.

No mesmo bairro, uma residência familiar fiscalizada na rua Profa. Emília Schmidt também registrou uma tubulação de esgoto quebrada no poço de visita (bueiro) da Casan. Vale destacar que o pleno funcionamento dos bueiros influencia na manutenção da rede de esgoto de um município, já que dão acesso às redes de serviços subterrâneos e complementam as redes coletoras de esgoto da cidade.

Ainda no endereço, as equipes visitaram um terreno misto, havendo moradia e comércio no mesmo espaço. Foi aplicado o teste do corante no imóvel a fim de conferir se a residência estava devidamente conectada à rede de saneamento ou não.

O resultado apontou que a caixa de inspeção da Casan está com o ramal de esgoto rachado, além de localizada nos fundos do imóvel, que está abaixo do nível da rua. Cabe orientar que as chamadas “CI” devem ser alocadas próximas à rede pública de esgoto. Quando postas ao fundo da residência, devem estar devidamente sinalizadas, uma vez que o habitual é estar implementada na parte frontal das edificações. A prefeitura solicitou a presença da Casan no bairro para que todos os reparos necessários sejam feitos na rede.

A Blitz Sanear é um serviço realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a Casan.