15/03/2023 - SMMA - Saneamento
Prefeitura e UFSC firmam parceria e inspeções sanitárias começam na universidade

foto/divulgação: DPAE/UFSC

Quatro equipes técnicas começaram a semana dentro do campus

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do programa Floripa Se Liga na Rede, deu início aos trabalhos de inspeção sanitária na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Após firmar parceria com a instituição de ensino na última sexta-feira (10), quatro equipes técnicas começaram a semana dentro do campus universitário João Davi Ferreira Lima, na Trindade, para verificar as estruturas sanitárias das edificações. As ações fazem parte do PRAD (Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas) da universidade.

A parceria, que visa levar as inspeções que ocorrem nos bairros da Costeira do Pirajubaé, Saco dos Limões, Centro, Coqueiros, Estreito e Capoeiras para dentro do campus, começou a ser desenhada ainda em janeiro deste ano, quando a universidade solicitou a execução dos trabalhos do programa no local.

Na sequência, foi emitido um ofício que solicitava diretamente à Prefeitura de Florianópolis a atuação das equipes no espaço, uma vez que a UFSC está sob administração do governo federal. O governo municipal acenou positivamente para a colaboração dos trabalhos, dando início às atividades na segunda-feira (13).

Com mais de 200 edificações distribuídas pelo campus, não há prazo para o término das inspeções. O roteiro de trabalho, que utiliza uma subdivisão para mapear os pontos da UFSC, começou as atividades pelo chamado “setor 7”, que abrange os cursos de exatas e a maior parte dos laboratórios do CFM (Centro de Ciências Físicas e Matemáticas). Na sequência, o Colégio de Aplicação deve receber os trabalhos.

A comunidade acadêmica deverá ser informada conforme forem previstas novas ações. A UFSC prevê a distribuição de cartazes informativos, considerando que as equipes atuarão dentro e fora das construções, precisando adentrar aos ambientes internos para aplicação dos testes de corante. Todas as ações são acompanhadas pela Coordenadoria de Gestão Ambiental e pelo DPAE (Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia da UFSC).

Mesmo com o deslocamento das equipes para dentro do campus universitário nas próximas semanas, o Floripa Se Liga na Rede segue atuando nos demais bairros da Capital. Para solicitar uma inspeção, o contato deve ser feito por meio dos telefones (48) 98821-6499 (WhatsApp), (48) 3307-1223 (telefone fixo) ou pelo e-mail floripaseliganarede@pmf.sc.gov.br.

O Floripa Se Liga na Rede é mais um serviço realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a Casan.