30/03/2023 - SME - Educação
Prefeitura firma convênio com a APAE para realização de diagnóstico de estudantes com indicação de deficiência
A parceria, diz o prefeito Topázio, possibilita a cidade pensar e propor políticas públicas cada vez mais inclusivas

foto/divulgação: Arquivo SME

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), assinou convênio com a APAE da Capital para que estudantes da rede municipal de ensino possam ser avaliados por uma equipe multidisciplinar da entidade. Pela parceria, a princípio com validade de um ano, estarão à disposição de crianças, jovens e adultos, com indicativo de deficiência e outros casos, uma equipe formada por pedagogo, psicólogo, psiquiatra, neurologista, assistente social e fonoaudiólogo.

O convênio, no valor de R$ 850 mil foi assinado pelo prefeito Topázio Neto e pelo secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.
Conforme o prefeito, a ampliação do serviço de avaliação diagnóstica possibilita a cidade a pensar e propor políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência.

O titular da Educação, Maurício Fernandes Pereira, salienta que o convenio vai ofertar ao estudante que aguarda na fila de espera a oportunidade de participar de atividades complementares que contribuam no seu desenvolvimento e autonomia.

A Gerência de Educação Especial da SME é responsável por coordenar os serviços de educação especial por meio da oferta do Atendimento Educacional Especializado- AEE realizado pelos professores de educação especial, na Salas Multimeios.

A SME ampliou o número de Salas Multimeios e conta com 68 no ano de 2023. São mais de 2.500 estudantes acompanhados pelo AEE nas escolas da rede, distribuídos entre escolas, creches e núcleos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

De acordo com Ana Paula Felipe, gerente de Educação Especial, a avaliação multidisciplinar é complementar e imprescindível para o suporte adequado à pessoa com deficiência, considerando fatores pessoais, ambientais e as definições dos apoios necessários para garantir  sua autonomia, participação e bem-estar social.