19/10/2023 - FCFFC - Cultura
Florianópolis Celebra 120 Anos de Oswaldo Rodrigues Cabral

foto/divulgação: Divulgação PMF

Divulgação PMF

A cidade de Florianópolis, conhecida por suas ruas históricas, celebra os 120 anos do médico, professor, pesquisador, historiador e antropólogo, Oswaldo Rodrigues Cabral. Neste mês de outubro, que marcaria o aniversário de 120 anos deste catarinense ilustre, o Complexo Oswaldo Cabral abrirá suas portas em homenagem a este intelectual. A programção gratuita inicia às 09h do dia 23 de outubro.

Localizado na Rua Esteves Júnior, no bairro Praia de Fora, o Complexo Oswaldo Cabral é composto por uma casa construída na década de 1940. Este imóvel é reconhecido como patrimônio histórico desde 1989, mantendo suas características originais.

A residência, situada na antiga Rua Formosa e posteriormente conhecida como Rua do Passeio, foi o lar de Oswaldo Rodrigues Cabral, um homem de múltiplos talentos e um defensor da cultura catarinense. Nascido em Laguna, no sul do estado, em 11 de outubro de 1903, Oswaldo Cabral deixou um legado impressionante.

 

O empresário João Meurer, atual proprietário do Complexo, tomou a iniciativa de celebrar os 120 anos de Oswaldo Cabral, convidando os familiares do Professor para participar dessa homenagem especial. O evento ocorrerá na manhã do dia 23 de outubro e contará com o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

 

A programação do dia incluirá uma cerimônia de abertura e homenagens a partir das 9 horas, seguida por uma visita à residência histórica, onde será exibido um trailer do documentário sobre a vida e obra de Oswaldo Cabral. A visita guiada pelo Complexo incluirá não apenas a casa, mas também seus jardins e áreas externas.

 

A presidente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira, enfatiza a importância de preservar e valorizar o patrimônio material, como a casa que pertenceu ao Professor Oswaldo Cabral. Ela declara: \"Cuidar, zelar e manter uma casa como essa ajuda a manter viva toda uma história, tradição e legado desse intelectual, que muito contribuiu para o conhecimento do povo catarinense.\"