26/10/2010 - SMC - Cultura
Sílvio Sousa um dos 92 Selecionados do Ministério da Cultura
Sílvio Sousa, gerente regional de desenvolvimento econômico e eventos da Secretaria Municipal do Continente, foi um dos selecionados pelo Ministério da Cultura para fazer parte do curso de capacitação em eleboração de projestos culturais.

foto/divulgação: Claudia tavares

Sílvio Sousa e o Grupo da elaboração do projeto Floripa Arte Contemporânea entregue no curso de capacitação.

A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC) divulgou os 92 selecionados para a oficina presencial de Florianópolis (SC) do Programa de Capacitação em Projetos Culturais. Dos 1006 que se inscreveram na 1ª etapa (curso de nivelamento à distância), 378 conseguiram finalizá-lo com êxito, alcançando 70 pontos ou mais, e serão convocados para a oficina presencial, que ocorrerá de 20 a 22 de outubro no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC.

A seleção dos 92 participantes foi uma das mais difíceis desde o início do Programa com o formato atual (2009), prevendo um curso à distância, como primeira etapa, para o nivelamento dos participantes, face ao número elevado de aprovados com o perfil adequado para participar da oficina presencial (2ª etapa do Programa).

Além do currículo apresentado no ato do cadastro, a seleção considerou o local de residência dos candidatos, com prioridade, exclusiva, aos residentes em Santa Catarina e a atuação na área cultural.

Com vistas a atender aqueles que mais carecem do Programa para o seu processo de formação, não foram convocados os que declararam, no cadastro, nunca ter atuado na área de cultura e com projetos culturais, bem como aqueles que demonstraram já estar em um nível de desenvolvimento profissional elevado.

Assim, para a oficina presencial em Florianópolis foram destinadas um total de 41 vagas para os participantes oriundos do interior do estado, já que a interiorização da ação é um dos principais focos do Programa, e as 51 restantes, distribuídas entre os agentes culturais das áreas privada e pública da capital.

A segunda etapa do Programa terá carga horária de 26 horas e será conduzida por professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Enquanto no curso de nivelamento foram apresentados os conteúdos básicos do campo da cultura, tais como política e gestão cultural, entre outros, na oficina serão trabalhados, de forma prática, os elementos fundamentais para a estruturação de um projeto cultural.

No segundo dia haverá ainda uma palestra de Direito Autoral e uma sobre o desafio de viabilizar projetos culturais, ministrada pelo consultor do Instituto Itaú Cultural (IC), Rogério Carnasciali.

Os aprovados na oficina presencial poderão dar continuidade à formação participando da 3ª etapa (avançada), destinada ao aprofundamento dos conteúdos trabalhados nas fases anteriores. Esta será realizada à distância, com tutoria, e constará das seguintes disciplinas: Política e Gestão Cultural, Economia da Cultura, Direito Autoral, Projetos Culturais e Marketing, Negociação e Apresentação de Projetos