01/12/2010 - FCFFC - Cultura
Concerto da Orquestra Escola abre programação natalina na cidade
Mais de 50 atividades culturais com a temática natalina estão programadas pela Fundação Franklin Cascaes para acontecer na Ilha e região continental até 23 de dezembro

foto/divulgação: Rosana Cacciatore

Projeto tem patrocínio da Tractebel Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do MinC

A Orquestra Escola da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) abre a programação natalina da cidade nesta quinta-feira (2/12), no Largo da Catedral. O concerto ao ar livre, às 20h, com participação de alunos e professores, terá um repertório especial de Natal mesclado com obras de renomados compositores brasileiros e estrangeiros. Até 23 de dezembro mais de 50 atividades culturais – de teatro, música e artes visuais – serão oferecidas para espalhar pela cidade o clima do Natal.

 

Além de apresentações da Orquestra Escola, o calendário da Fundação Franklin Cascaes abrange a circulação de um espetáculo natalino, mostra internacional de presépios, apresentações musicais em comunidades da Ilha e região continental, inauguração do presépio natural na Praça 15 de Novembro e exposição temática itinerante.

 

Música e responsabilidade social

 

Criada em 2006, a Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes promove a inclusão social de crianças e adolescentes através da música, atendendo atualmente cerca de 130 alunos em oficinas ministradas no Forte Santa Bárbara, sede administrativa da FCFFC. Realizado gratuitamente, o projeto conta com o patrocínio da Tractebel Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), e supervisão técnica da Orquestra Sinfônica de Florianópolis.

 

A iniciativa abrange o ensino musical por meio de aulas em grupo, estudos individuais orientados, ensaios de naipe, ensaios gerais, estudos bibliográficos, palestras, apresentações e concertos. Após dois anos de formação, os estudantes que conseguem atingir uma melhor preparação ingressam na Orquestra Sinfônica Juvenil e, posteriormente, na própria Orquestra Sinfônica de Florianópolis. Outros são aproveitados como monitores das turmas ou ainda seguem carreira profissional na área musical.

 

Serviço:

 

O quê: Concerto da Orquestra Escola da FCFFC

          Abertura da Programação de Natal 2010

 

Quando: quinta-feira (2/12) – 20h

 

Onde: Largo da Catedral

 

Quanto: gratuito


galeria de imagens