01/05/2011 - FUNCINE - Cultura
Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis divulga lista de filmes selecionados
Maioria dos curtas são da região Sudoeste, mas os três Estados do Sul tem também produção representativa

foto/divulgação: Divulgação

TamanduAbandeira, de Ricardo de Podestá, animação de Goiás, selecionada

Dos 117 filmes inscritos, 77 foram selecionados para a Mostra Competitiva da 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que ocorre de 23 de junho a 10 de julho no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Entre os selecionados, predominam produções de São Paulo, com 31 curtas, seguido do Rio de Janeiro com 11, e Minas Gerais, com seis.

Há duas coproduções internacionais selecionadas: Uma coisa nova para Olli (Brasil/Inglaterra) e O Caminho das Gaivotas (Brasil/Cuba), que terá estreia nacional na Mostra de Cinema Infantil. Caminho das Gaivotas faz parte de um termo de cooperação artística e técnica em animação para a infância assinado entre os ministérios de Cultura dos dois países. O curta narra a solidão na infância e resgata a tradição de contar histórias. A dublagem conta com a voz de Omara Portuondo, do documentário Buena Vista Social Club, e Win Wenders. 

A curadoria é de Melina Curi, com supervisão de Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Entre os selecionados há 50 animações, 24 ficções e três documentários. “Este é um sinal evidente do investimento do MinC na animação e resultado da criatividade dos brasileiros”, avalia Luiza. Há também uma boa safra de produção realizada no Sul do Brasil. Do Rio Grande do Sul foram selecionados seis filmes. Do Paraná e de Santa Catarina, quatro de cada Estado. 

De Santa Catarina, concorrem as animações Doce turminha e a corda da viola e Turminha da vida, de Eduardo Drachinski, Purgamentum, de Yannet Briggiler e a ficção Joãozinho, bu!, de Rafael Martins. “A cada ano a qualidade da produção do cinema para a infância surpreende, mesmo no caso de curtas de conclusão de curso de cinema, como ocorre com Joãozinho, bu!, realizado na Unisul, reflete Luiza.

Todos os filmes selecionados para a Mostra Competitiva foram produzidos em 2010 e 2011, um sinal de que existe atualmente no Brasil uma produção regular voltada para as crianças, incluindo o gênero documental. “São três documentários bem realizados, especialmente porque trabalham com linguagem infanto-juvenil”, diz Melina Curi.

Um dos títulos selecionados deste gênero é Ele era um menino feliz - O Menino Maluquinho, 30 anos depois, de Caio Tozzi e Pedro Ferrarini, de São Paulo, sobre a publicação há três década do livro de Ziraldo. Os curtas selecionados concorrem a prêmios oferecidos pelo festival em parceria com a TV Brasil, no valor de R$ 5 mil para cada categoria: Melhor Filme de Animação, Melhor Filme de Ficção, Prêmio Especial (indicado pelas crianças) e Júri Popular. 

A Mostra também é um canal de distribuição via Programadora Brasil e Projeto Curta o Curta, além de divulgar e encaminhar a produção para outros festivais, cineclubes e escolas brasileiras.

Confira a lista completa no site da www.mostradecinemainfantil.com.br


SELECIONADOS POR ESTADO

São Paulo 31
Rio de Janeiro 11
Minas Gerais 7
Rio Grande do Sul 6
Paraná 4
Santa Catarina 4
Goiás 3
Espírito Santo 3
Bahia 2
Mato Grosso do Sul 2
Ceará 2
Distrito Federal 2