28/07/2011 - SME - Educação
Estado vai celebrar a Hora da Paz
Durante alguns minutos, várias cidades de Santa Catarina vão parar para refletir sobre os princípios de um convívio pacífico entre os seres humanos.

foto/divulgação:

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e diversas entidades estão programando a “Hora da Paz”. A ideia é que durante pelo menos três minutos escolas, creches e outras instituições parem e reflitam sobre os princípios da paz. A ação será realizada no dia 5 de outubro em três horários, às dez da manhã, três da tarde e sete da noite. Com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC), o ato deverá ocorrer em outras regiões de Santa Catarina.

 

Segundo a Organização das Nações Unidas, ONU, há seis princípios da paz: respeitar a vida, rejeitar a violência, redescobrir a solidariedade, ser generoso, ouvir para compreender e preservar o planeta. A Rede Municipal de Ensino da Capital criou mais três princípios: resgatar gestos de gentileza, cultivar o bom humor e ser comprometido.

 

“O objetivo da Hora da Paz é chamar a atenção para o convívio harmonioso, sensibilizando as pessoas a viverem em paz, resolvendo os conflitos de forma pacífica”, conta Sueli Amália de Andrade, a organizadora do evento.

 

Paz virou lei

 

A Hora da Paz será realizada em outubro, uma vez que neste mês acontecem duas comemorações, a Semana Estadual da Cultura de Paz (5 a 9/10), instituída em 2004, e o Dia Municipal do Cidadão da Paz, dia 9, criado em 2008. 

 

Palácio Cruz e Sousa

 

O evento possui a parceria da ONG FloripAmanhã, Câmara Municipal de Florianópolis, No Drogas e CDL de Santa Catarina. Haverá uma programação diferenciada no Palácio Cruz e Sousa. Com início às 9h30, a atividade terá música, poesia e palestra, além da leitura dos princípios da cultura de paz.