28/01/2013 - SC - Comunicação
Fiscalização em casas noturnas será intensificada
Prefeito tomou a decisão no domingo, depois da tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul

A prefeitura de Florianópolis será parceira do Ministério Público do Estado na fiscalização do cumprimento de normas de segurança e prevenção a incêndios das casas noturnas da cidade. A determinação é do prefeito Cesar Souza Júnior, que nesta segunda-feira, de Brasília, orientou uma reunião entre órgãos municipais e representantes do Corpo de Bombeiros, na Capital.

Antes, já no domingo, o prefeito havia determinado que o trabalho de fiscalização fosse intensificado em todas as casas noturnas da Capital, a começar pelas que possuem maior capacidade de público. Cesar também pediu um estudo na legislação municipal que trata sobre o tema para verificar se ela está de acordo com as mais modernas normas de segurança.

Participaram da reunião o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU), Dalmo Vieira Filho, o procurador-geral do município, Júlio César Marcellino Júnior, e o futuro superintendente de Serviços Públicos, Acácio Garibaldi Santiago.

Nesta segunda-feira, o promotor de Justiça da coordenadoria de Direitos Humanos do Ministério Público, Daniel Paladino, anunciou a instauração de um inquérito civil público para investigar o funcionamento de todas as casas noturnas de Florianópolis, um dia após o incêndio que deixou 231 mortos em uma boate na cidade de Santa Maria (RS).

A SMDU vai prestar no mais curto espaço de tempo possível todas as informações requisitadas pelo representante do Ministério Público do Estado.