27/02/2013 - SME - Educação
Educação incentiva aleitamento materno
O Projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ajuda a combater doenças em bebês.

foto/divulgação: Creche Caetana Marcelina Dias

Mãe Débora Maria Mangoni e filho Gabriel Mangoni

O bebê que é alimentado com leite materno cria anticorpos que evita  infecções, alergias e doenças como diabetes, colesterol alto e obesidade. Além disso, contribui para o desenvolvimento da fala, da respiração e da formação dentária dos pequenos.  Pensando nisso, as secretarias municipais de Educação e de Saúde desenvolvem o projeto Creche Amiga da Amamentação. Já são 15 unidades que participam da iniciativa.

 

 

O projeto proporciona que a mãe amamente seu filho na própria unidade educacional durante o horário em que estiver disponível. Da mesma forma, as mães que não puderem se deslocar podem enviar seu leite em um recipiente adequado para que seja oferecido às crianças durante o período em que lá permanecerem.

 

Para a diretora Vanda Brito, da Creche Municipal Altino Dealtino Cabral, de Santo Antônio de Lisboa, esse ato mantém a aproximação afetiva entre a mãe e o bebê. “Com esse leite, a criança sabe que de alguma forma a mãe está por perto”.

Luciana Santos, que comanda a Creche Joaquina Maria Peres, em Itacorubi,  relata que o projeto auxilia na relação entre mães, professoras, médicos e enfermeiros dos centros de saúde. “ A mãe começa a frequentar várias vezes a creche e a conhecer mais profundamente a forma que  o seu filho é cuidado. Sabe também que pode contar com os profissionais da área da saúde para qualquer esclarecimento. Isso é um bom sinal de comunidade unida”.

 

 Florianópolis, conforme resultados da última pesquisa nacional sobre aleitamento materno, feita em 2008, é a segunda no país com maior índice em aleitamento materno exclusivo, com mais de 50% de crianças mamando apenas no peito até os seis meses de vida.

 

 

 

A ordenha

 

Médicos e enfermeiros dos centros de saúde da prefeitura explicam às mães que o leite pode ser retirado com as próprias mãos ou com uma bomba de sucção. A ordenha é muito simples e prática.

Para extrair é necessário massagear toda a mama, com movimentos em círculo. Uma forma é colocar os polegares acima da área que envolve o mamilo e os demais abaixo, espremendo a parte inferior do seio. Segundo os especialistas, o processo leva de 20 a 30 minutos em cada mama.

Mas é preciso lavar bem as mãos e as mamas com sabonete neutro. As mamas precisam ser secadas levemente, de preferência com uma toalha macia.

Depois de retirar o leite, ele dever ser colocado num pote de vidro esterilizado. Se o produto for usado num período de 24 horas, pode ficar apenas na geladeira. Se não, deve ser congelado. No freezer, ele pode ficar até 15 dias.

Sem ferver o leite

 

Conforme os profissionais de saúde, o leite não deve ser fervido ou colocado  no micro-ondas . Se estiver na geladeira é só mergulhar o recipiente direto em água morna.  Se estiver congelado, retire do freezer e coloque na geladeira um dia antes de ser usado. Depois, o processo é o mesmo.



Unidades Amigas da Amamentação

1-Creche Joaquina Maria Peres (Itacorubi)

2-Creche Doralice Teodora Bastos (Canasvieiras)

3-Creche Altino Dealtino Cabral (Santo Antônio de Lisboa)

4-Creche Hermenegilda Carolina Jacques (Ratones)

5-Creche Machado de Assis (Capoeiras)

6-Creche Monte Serrat (Centro)

7-Creche Orlandina Cordeiro (Saco Grande)

8-Creche Vila União (Vargem do Bom Jesus)

9-NEI Zilda Arns Neumann (Carianos)

10-Creche Ingleses (Ingleses)

11-Creche Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho)

12-Creche Poeta João da Cruz e Sousa (Campeche)

13-Creche Caetana Marcelina Dias (Ribeirão da Ilha)

14-Creche Dona Cota (Abraão)

15-Creche Stella Máris (Ponta das Canas) 


galeria de imagens