19/04/2013 - SMC - Meio Ambiente
Formada comissão do Parque Linear da Orla de Coqueiros
Comissão vai avaliar estudos já existentes para formatar uma proposta conceitual que será incluída no Projeto Orla de Florianópolis

foto/divulgação: Simone Kafruni

Secretaria do Continente reúne órgãos municipais, moradores e entidades de classe para desenvolver projeto

Por determinação do prefeito Cesar Souza Júnior, a Secretaria Municipal do Continente formou, nesta sexta-feira (18/04), uma comissão para tratar do projeto conceitual do Parque Linear da Orla de Coqueiros.

Segundo o prefeito, a orla de Coqueiros é uma das regiões mais aprazíveis de Florianópolis.

“O Parque Linear da Orla de Coqueiros vai permitir que aquele belo litoral seja melhor aproveitado não apenas pelos moradores, mas também pelos turistas, que hoje têm na Via Gastronômica um dos maiores atrativos do Continente”, afirmou Cesar Souza Júnior.

O secretário do Continente, João Batista Nunes, coordenou a primeira reunião com representantes do IPUF, Floram, SMDU, Procuradoria do Município, Câmara de Vereadores, associações de moradores e entidades de classe. Mas a coordenadoria da comissão ficará a cargo do secretário adjunto Luiz Américo Medeiros, que é engenheiro e tem experiência em projetos deste porte.

“Eu sou um motivador. Meu objetivo é reunir os atores para que, juntos, possam criar um projeto conceitual a partir das propostas que já existem e que estão engavetadas. Nossos desafios são grandes, mas vontade política não falta. O prefeito quer ver este projeto concretizado”, afirmou.

As representantes do IPUF, Vanessa Maria Pereira, da SMDU, Aline Figueiros, e da Floram, Elisa Rehn, destacaram que o Parque Linear estará dentro do Projeto Orla, que fará a revitalização de toda a orla de Florianópolis, priorizando Santo Antônio de Lisboa, região central, Ribeirão da Ilha e região continental. Elas ressaltaram que, se a proposta para o Continente estiver dentro dos parâmetros e conceitos, atendendo todos os requisitos necessários, é possível que sua tramitação seja mais rápida para buscar os recursos necessários.

“É preciso haver um casamento com o Plano Diretor do município, que está em andamento”, disse Vanessa.

“Por isso, é importante a racionalização, otimização e união de forças dessa comissão. Vamos deixar vaidades pessoais e políticas de lado e buscar um objetivo comum para agilizarmos este projeto”, destacou João Batista.

O procurador do Município, Norton Makowiecky, alertou que existem normas e órgãos fiscalizadores. “Quando o projeto é redondo, bem feito, conseguimos o apoio de quem fiscaliza”, afirmou.

O vereador Pedrão, morador de Coqueiros, disse que tem um diálogo bom com órgãos ambientais, como Ibama e ICMbio, e que eles poderão contribuir para construção do projeto de uma forma adequada ambientalmente.

Os representantes de associações de moradores e de comerciantes da Orla aprovaram a forma como a comissão foi criada. Cada entidade fará parte com um titular e um suplente.

O coordenador da comissão, secretário adjunto Luiz Américo, agendou uma nova reunião, para a próxima quinta-feira, às 14h, na Biblioteca Municipal, para a apresentação dos projetos já existentes, quando também será formatada uma agenda permanente para a comissão.


galeria de imagens