14/05/2013 - SMPI - Administração
Definido calendário de implantação do Projeto Orla
A primeira fase do projeto terá início na segunda quinzena de junho

foto/divulgação: Divulgação

Praia da Cachoeira do Bom Jesus

Reunião da comissão de coordenação do Projeto Orla com o prefeito Cesar Souza Júnior, na tarde da última sexta-feira, 10, definiu o cronograma de implementação do plano no litoral de Florianópolis. 

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima busca implementar uma política nacional, compartilhada, de ações de incentivo ao turismo, de proteção ao meio ambiente e de ocupação urbana.

A primeira fase do projeto terá início na segunda quinzena de junho, depois de um seminário municipal de lançamento – onde será apresentado publicamente o programa – e deve terminar após 27 semanas, na segunda quinzena de dezembro.

Nesta primeira fase, estão incluídas as áreas costeiras de quatro setores: Baías Norte e Sul Central (Foz do Rio Tavares até Foz do Itacorubi), Baía Continental (Abraão até Estreito), Costa Norte (Ponta da Daniela até Lagoinha) e Costa Leste 3 (Campeche até Ponta dos Naufragados).

Nestas 27 semanas, os integrantes do Orla vão conhecer as áreas e reunir-se com moradores para debater projetos específicos para cada setor, buscando um planejamento do uso e ocupação da faixa litorânea através de um pacto entre os envolvidos em cada localidade. Na reunião do gabinete do prefeito, foram apresentados vários projetos desenvolvido pela Prefeitura para os setores, que serão discutidos com as populações locais.

A segunda fase do Projeto Orla, envolvendo também quatro setores – Costa Leste 2 (Barra da Lagoa até Joaquina, incluindo a Lagoa), Baía Protegida Norte (Foz do Itacorubi até Ponta da Daniela), Baía Protegida Sul  (Ponta dos Naufragados até Fo do Rio Tavares) e Costa Leste 1 (Praia Brava até Moçambique) – deve começar em 10 de janeiro.


galeria de imagens