25/05/2013 - DC - Defesa Civil
Operação contou com a participação de 150 pessoas

foto/divulgação: Roberto Machado

Remoção de lixo pesado

Com objetivo de conscientizar a comunidade em relação a preservação do meio ambiente e ao perigo dos lixos jogados em valas, vielas e riachos, a Prefeitura Municipal realizou na tarde de hoje, 25, um mutirão de limpeza no Morro do Horácio. Além do prefeito Cesar Souza Junior, que contou com o apoio de todo seu secretariado, voluntários e membros da ONG Nova Acrópole, alguns moradores também se uniram ao grupo, que recolheu cerca de 20 toneladas de entulhos até as 19h.

Uma das frentes de ação foi realizada pela equipe social que visitou casa a casa distribuindo panfletos, ouvindo moradores e conscientizando sobre a importância da educação ambiental na prevenção de desastres naturais. O Morro do Horácio é considerado uma das comunidades mais populosas do Maciço do Morro da Cruz e em diferentes pontos do morro já existem algumas placas informativas alertando para: "Olha o risco. Preserve as nascentes hoje para ter água amanhã" e outras: "Lixo na rua e na vala provoca enchentes e doenças".

Moradora na comunidade há mais de 42 anos, Marlene Braga dos Santos, nunca havia visto uma ação assim. "Achei maravilhoso este trabalho. Uma coisa importante não é só se sentar atrás de uma mesa e sim se entrosar com a comunidade para saber dos seus reais problemas", disse ela.

Sirlei de Jesus que reside na comunidade há aproximadamente dois anos disse ter ficado muito satisfeita com o trabalho realizado pela prefeitura e pelos voluntários. "Vejo só a Comcap por aqui e achei um espetáculo o que vocês estão fazendo, trazendo mais higiene e conscientização aos moradores. Parabéns à prefeitura", afirmou Sirlei.

Outra feliz com o trabalho realizado era a moradora Sandra Mara Soares. residente na comunidade há dois anos, disse também nunca ter visto nada assim. "É bom para as crianças, porque vão brincar sem perigo de se machucarem", desabafou ela.

Enquanto a equipe fazia o trabalho casa a casa distribuindo um kit de panfletos informativos e ouvindo os moradores, crianças e adultos também se engajavam no trabalho de limpeza das valas e vielas da comunidade.

O kit de panfletos distribuídos era composto por: uma cartilha informativa da Defesa Civil sobre deslizamentos, um informativo sobre as datas em que a Comcap irá colocar na comunidade um "caçambão" para o recolhimento do lixo pesado, um informativo sobre o casamento comunitário, um informativo sobre o Projeto Gestão de Risco e Desastres - Construindo Comunidades Seguras e diferentes informativos sobre os programas disponibilizados as pessoas de baixa renda pela prefeitura através da secretaria de Assistência Social.

A próxima ação ainda não tem data definida a acontecer, mas o prefeito garante que outras comunidades receberão o mutirão de limpeza e conscientização.

O trabalho começou por volta das 13 horas deste sábado, 25, e finalizou próximo das 19 horas.

Geladeira, fogão, alumínio e diversos produtos corrosivos que causam enormes prejuízos , tanto ao meio ambiente como a própria saúde da população, foram alocados em contêiner cedido pela Comcap , também presente na operação.

Máquina da Secretaria de Obras subia e descia a principal via de acesso do Morro do Horácio com toneladas de entulho. A Guarda Municipal de Florianópolis orientou o trânsito na subida da servidão que contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas.

Voluntários da Nova Acrópole, agentes técnicos da Defesa Civil da Capital sob a coordenação do diretor José Cordeiro Neto iniciaram os trabalhos. As demais secretarias do executivo de Florianópolis também contribuíram na limpeza de vala e na retirada do lixo pesado.

A equipe do  Corpo de Bombeiros Militares enviou uma viatura, caso houvesse necessidade  na prestação de primeiros socorros. Todos trabalharam devidamente equipados pois o risco de contaminação pela existência  de material corrosivo era grande.

Agentes da Defesa Civil distribuíam panfletos explicativos sobre os procedimentos básicos em caso de emergências, oriunda de eventos climáticos adversos como enxurradas, deslizamentos e enchentes.