22/07/2013 - SMPI - Eventos
Projeto pretende humanizar Centro Histórico
Viva a Cidade vai mexer com bares, lojas de usados, arte e praticantes do ciclismo de lazer

foto/divulgação: Reprodução

Mapa da 1ª Feira de Artes e Usados

 

O Projeto Viva a Cidade promete movimentar o Centro Histórico de Florianópolis a partir desta semana e estimular o uso dos espaços da cidade pela população. Em iniciativa inédita, a Prefeitura Municipal e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) lançam dois eventos. 

O primeiro, na quinta-feira (25), compreende o fechamento de algumas ruas do Centro Histórico a partir das 19h30min para que bares possam estender suas mesas e seu atendimento além do ambiente interno. A proposta teve grande receptividade junto aos comerciantes e, nesta primeira fase, já participarão os bares Gato Mamado (Rua Saldanha Marinho), a Kibelândia (Rua Victor Meirelles) e os bares da Travessa Ratclif, tradicionais pontos culturais e sociais do Centro.

As chamadas “praças eventuais” devolvem as ruas ao convívio comunitário. “Merecemos uma cidade melhor do que a aquela que temos”, enfatiza o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e superintendente do IPUF, Dalmo Vieira Filho.


1ª Feira de Artes e Usados

Outra vertente do Projeto Viva a Cidade acontece no sábado, dia 27 de julho, das 9 às 16 horas, com a 1ª Feira de Artes e Usados do Centro Histórico. A base da programação será dada pelo comércio de usados já estabelecidos no Centro Histórico, em especial os sebos, brechós e os comerciantes de móveis usados, que, além de expor seus produtos, vão realizar diversas promoções. Serão movimentadas diretamente as ruas João Pinto, Tiradentes, Antônio Luz, Victor Meirelles e suas transversais, aos sábados, como forma de humanizar aquele trecho do Centro Histórico. O comércio local também aderiu à iniciativa e vai expor suas mercadorias de uma maneira inédita.  Para completar a programação, estão previstas apresentações artísticas de boi-de-mamão e da banda centenária da Lapa, do Ribeirão da Ilha, entre outras atrações. 

O evento deverá acontecer todos os sábados. A médio prazo, está programada também a revitalização física do local. No projeto amplo que engloba o Centro Histórico, está previsto futuramente o aproveitamento de parte do atual Terminal Urbano Cidade de Florianópolis como um centro de atividades culturais e área de estar para a população.

O objetivo da Prefeitura Municipal, da CDL e dos comerciantes, artistas e artesãos é iniciar um projeto que, em alguns anos, pode ser um dos principais eventos de artes e cultura de Florianópolis. Além da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, o Projeto Viva a Cidade conta com a participação da Secretaria de Cultura, Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), Secretaria Municipal da Saúde - Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, entre outros. 
 

Em tempo:

Ciclofaixa de domingo

Outro evento que promete movimentar a cidade é a Ciclofaixa de Domingo, que vai começar a funcionar no dia 28 de julho, domingo, entre 8 e 17 horas, ligando a praia de Itaguaçu até a Av. Beira Mar Continental,  reservando a faixa da direita da via pública, do lado do mar, para o tráfego de bicicletas, e proporcionado momentos de lazer e entretenimento para toda a comunidade. Esta programação deve estender-se por todos os domingos. 


galeria de imagens