23/07/2013 - SMCTDES - Tecnologia
Prefeitura, UFSC e Estado: parceria pela inovação
Um dos objetivos da aproximação das instituições é o fortalecimento do Sapiens Parque

foto/divulgação: SMCTDES

Reunião PMF, UFSC e Governo do Estado

Em reunião realizada nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Florianópolis, o Governo do Estado e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) debateram a integração de ações e projetos para o desenvolvimento da inovação na Capital e em todo o Estado. Um dos objetivos dessa aproximação é o fortalecimento do Sapiens Parque e a promoção de novas ações inovadoras em Florianópolis e outras cidades catarinenses.

 

Na reunião, o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES), Rui Luiz Gonçalves, ressaltou a importância da parceria entre as instituições. "Como entidades responsáveis pela promoção do conhecimento, da tecnologia e da inovação em nossa cidade, região e Estado, a Prefeitura, o Governo do Estado e a UFSC precisam aproveitar esse momento de convergência de objetivos para estreitar as relações e promover a integração de projetos e ações voltados para aproximar a inovação das pessoas", destacou o Secretário.

 

A reitora da UFSC, Roselane Neckel, também defendeu a aproximação entre as entidades. "Como importante produtora de conhecimento para diferentes setores produtivos, a UFSC defende a importância e a necessidade de formalizar as parcerias institucionais e ampliar a relação com os agentes que atuam com inovação no nosso Estado", ressaltou a reitora.

 

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, ressaltou a necessidade da participação institucional da UFSC na operação do Sapiens Parque e demais centros da Rede Catarinense de Inovação. "Como âncora do processo de inovação no Estado e centro de referência em diversas áreas do conhecimento, a UFSC possui uma importância estratégica para todas as ações de inovação desenvolvidas em Florianópolis e outras cidades. A Universidade é o alicerce do futuro de Santa Catarina e precisa ser integrada à rede de inovação do Estado como agente estratégico nesse sistema", afirmou o Secretário de Estado.

 

Também participaram da reunião a vice-reitora da UFSC, Lúcia Helena Pacheco, o Procurador César Azambuja, o Pró-Reitor de Pesquisa, Jamil Assereuy Filho, o Secretário Municipal Adjunto de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jefferson Fonseca, o Diretor do Departamento de Projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa, Elias Machado Gonçalves e o Chefe de Gabinete da Reitora, Carlos Vieira.


galeria de imagens