02/08/2013 - SME - Educação
Escola debate inclusão de alunos com deficiência
As atividades começam nesta segunda-feira, 5 de agosto, e se estendem até sexta-feira, 9 de agosto, na João Alfredo Rohr

foto/divulgação: SME

Educação Inclusiva

A partir desta segunda-feira (5), a Escola Básica Municipal João Alfredo Rohr, localizada no Córrego Grande, será palco de palestras e atividades esportivas voltadas às pessoas com deficiência.  A unidade, ligada à Secretaria de Educação de Florianópolis,  realizará a “Semana de Inclusão: Novos conceitos, novas perspectivas”.

 

A parceria é com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Educação Física, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento, que é aberto ao público, se estende até sexta-feira (9), com atividades marcadas para iniciarem sempre a partir das 8h40 da manhã A escola tem no ensino regular 14 alunos com necessidades especiais.

 

O objetivo é apresentar para a comunidade escolar as diferentes formas de compreender os temas relacionados à deficiência e à inclusão. As atividades irão englobar as modalidades esportivas de Basquete, Handebol, Bocha, Petra, Tênis, Polibat e goalball. Dentre os palestrantes estão representantes da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef) e da Fundação Municipal de Esportes.

 

Na instituição há alunos surdos, crianças com paralisia cerebral e com síndrome de Down. Esta síndrome é geralmente associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial.  Há ainda estudantes com síndrome de Asperger. Este caso apresenta muitas semelhanças com o autismo. No entanto, as pessoas não possuem grandes atrasos de desenvolvimento de fala e nem sofrem com comprometimento cognitivo grave. 

 

Para atender da melhor forma as crianças, a unidade conta com professores de educação especial, responsáveis pelo atendimento educacional especializado, professores de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e intérpretes de Libras para alunos com surdez. Alunos que apresentam dificuldades funcionais na fala e na escrita são atendidos por profissionais que ensinam e produzem materiais na área de comunicação alternativa.

 

 O estabelecimento de ensino trabalha incluindo estes alunos em todas as atividades coletivas, promovendo acessibilidade ao conhecimento e aos espaços escolares.

 

 

Petra

 

O Petra é o esporte que será debatido e praticado na quinta-feira. Trata-se de uma modalidade do atletismo onde os participantes correm com os seus próprios pés apoiando-se a uma armação com três rodas anexadas a um suporte para o seu corpo. O corredor tem o apoio de um assento e um guidão, que é utilizado para direcionar. O Petra é uma opção para quem tem paralisia cerebral.

 

Goalball


 O goalball é um jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual. Esta modalidade será desenvolvida no último dia do evento, sexta-feira. Os atletas arremessam uma bola sonora com as mãos no gol do adversário. Cada time joga com três jogadores e todos os atletas usam vendas nos olhos.  

 

A bola possui guizos, e assim eles podem saber em que direção ela esta indo. Os jogadores precisam de muita concentração, por isso o silêncio da torcida e da equipe é importante.

 

 

Polibat


O Polibat é uma prática esportiva direcionada a pessoas com comprometimento motor. Este jogo é desenvolvido numa mesa de Tênis de Mesa convencional que sofre algumas adaptações, como a fixação nas laterais de uma madeira para impedir que a bolinha caia para fora da mesa.

 

Na modalidade, a raquete deve ser arrastada sobre a mesa, rebatendo a bola para que ela saia para fora do lado do oponente.

 

Serviço

 

O que é: “Semana de Inclusão: Novos conceitos, novas perspectivas”.

 

Quando: Começa nesta segunda-feira e se estende até sexta-feira

 

Horário: sempre das 8h40 às 12 horas e das 13h às 17 horas.

 

Local: Escola Básica Municipal João Alfredo Rohr.

 

Endereço: Rua João Pio Duarte Silva, 1.123,  no Córrego Grande


galeria de imagens