19/08/2013 - SEMAS - Social
Semana da Juventude entra para o calendário
Evento realizado entre os dias 11 e 18 de agosto trouxe novidades para a população jovem da Grande Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação

Semana da Juventude proporcionou diversas atividades para a população.

A 1ª Semana da Juventude, realizada entre os dias 11 e 18 de agosto, trouxe muitos ganhos à população jovem da Grande Florianópolis. Uma das novidades é que agora o evento faz parte do calendário do município. O público jovem pôde contar, nesta primeira edição, com atividades culturais, esportivas e de consciência política. Segundo Guilherme Pontes, coordenador de Juventude, as atividades para a juventude não se restringem somente a esta semana. “Vamos dar um destaque para discussões e integração dos jovens”, disse.

No final de março de 2014, acontece o Encontro de Jovens da Grande Florianópolis. Esta foi uma das decisões da reunião entre as prefeituras da região, que aconteceu no último sábado, dia 17. A ideia é incentivar que os jovens dos municípios participem de competições esportivas e atividades socioeducativas. A parceria com as prefeituras foi de grande importância. “O principal objetivo é promover a integração entre os jovens dos municípios, melhorando a comunicação entre eles”, explicou Guilherme.

No domingo, 18, a programação da Semana da Juventude foi finalizada com a Caminhada “Floripa Te Quero Sem Drogas”, uma parceria da Prefeitura com o projeto Força Jovem e com os vereadores Jerônimo Alves e Jackson Luiz de Souza. 

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, esteve no evento e selou um compromisso com o projeto que auxilia jovens em situação social de risco. Milhares de pessoas participaram da caminhada, que saiu da Avenida Mauro Ramos e foi até o Trapiche da Beira-Mar Norte, conscientizando a população sobre os males da dependência química. 

À noite, a última atividade aconteceu em frente à Catedral Metropolitana. O projeto “Sopa da Solidariedade” contou com 15 voluntários, que distribuíram refeições para cerca de 70 moradores de rua que estavam na região. 

Para Guilherme, um dos marcos do evento foi o debate nas escolas. “Dois meses antes buscamos conversar com os alunos e fazer um levantamentos dos temas de preferência da maioria”, explicou.  Os assuntos mais pedidos, como as manifestações dos últimos meses, foram amplamente discutidos, trazendo uma consciência política aos adolescentes. Além do debate sobre a maioridade penal, que contou com debatedores com profundo entendimento sobre o assunto e que trouxeram informações importantes para os participantes.