04/09/2013 - SMTMU - Transportes
Audiência pública discute licitação do transporte
Evento ocorrerá na próxima segunda-feira (9), no auditório do TCE

foto/divulgação: Bianca Bertoli

A nova comunicação visual da frota será exibida

Uma audiência pública na próxima segunda-feira (9) vai discutir o edital de licitação do transporte coletivo de Florianópolis. O evento terá início às 8 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado.

Entre os itens a serem apresentados está o código disciplinar que prevê multas mais elevadas para as paralisações, trazendo uma ação mais rígida da Secretaria de Mobilidade Urbana, coibindo as ações, atualmente frequentes, que tanto prejudicam a população.

Outro fator importante será a apresentação do novo sistema de informação ao usuário, integrado à tecnologia embarcada, com a finalidade de unir em uma única base de dados as informações de diferentes sistemas de controle. Este mecanismo possibilitará tomadas de decisões mais rápidas e eficientes em relação ao gerenciamento do sistema.

A nova comunicação visual da frota também será exibida, quando haverá identificação única, permitindo fácil percepção aos usuários. A licitação prevê ainda um plano de renovação mais frequente da frota, diminuindo a idade média, que atualmente é de sete anos.

Licitação

Depois de analisar os sistemas mais modernos e eficientes de operação do transporte de passageiros, a Prefeitura de Florianópolis definiu as características fundamentais do edital de concorrência pública para implantação do novo sistema de transporte coletivo da cidade, que será lançado ainda este mês.

São elas:

• Reduzir o preço das tarifas;
  • Equipar os coletivos com sistema ar condicionado e acesso para pessoas com deficiência;
  • Implantar a integração em qualquer ponto de ônibus, sem a necessidade de o passageiro ter obrigatoriamente de ir até os terminais;
  • Limitar os lucros operacionais em 6% do valor arrecadado;
  • Remunerar com base em índices de qualidade do serviço, não mais por quilômetro rodado, como acontece atualmente.

Serviço

O quê: Audiência pública para discutir edital de licitação do transporte coletivo
Quando: segunda-feira (9 de setembro)
Horário: 8 horas
Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Rua Bulcão Viana, 90, Centro - Florianópolis – SC.