29/01/2016 - Educação
Atividades do COEB 2016 começam na terça-feira

Congresso será realizado no Centro de Eventos da UFSC até quarta

foto/divulgação: Rafael Rosseti

Evento contará com palestrantes internacionais

Terá início nesta terça-feira (2) a sexta edição do Congresso de Educação Básica – COEB, realizado pela Secretaria de Educação de Florianópolis. O tema deste ano é “Desafios da Educação Contemporânea: concepções e práticas”. Com previsão de mais de mil participantes, as atividades se estendem até quarta-feira, dia 03, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

 

O congresso contará com seis palestras e duas conferências, com profissionais de renome internacional. Além disso, haverá apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência de servidores da rede municipal de ensino.

Os sentidos da escola

Na terça-feira, às 10h30, a conferência de abertura, intitulada “Corpo-cérebro: alguns mistérios do aprender”, ficará por conta de Silvio Donizetti de Oliveira Gallo, da Universidade Estadual de Campinas. Às 15h30, Paulo Cesar Carrano, da Universidade Federal Fluminense, ministrará a palestra “Currículo e mudanças necessárias na educação básica: os sentidos da escola”.

 

No mesmo horário, subirá ao palco Mary Elizabeth CeruttiRizzatti, da UFSC, com a palestra “Apropriação da linguagem escrita como instrumento cultural”. Ainda às 15h30, os participantes poderão prestigiar Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos falando sobre “O Projeto Político Pedagógico como instrumento de mudança da escola: relações entre saber-fazer”.

 

Convidados espanhóis

 

Na quarta, às 8h30, quem abre as atividades é a professora doutora Maria Cândida Borges de Moraes, da Universidade Católica de Brasília, falando sobre “O paradigma educacional emergente”.

 

Também às 8h30, diretamente da Espanha, Juana Maria do Sancho Gil, da Universidade de Barcelona, ministrará a palestra “Reflexões sobre a educação e a tecnologia nas políticas e práticas da educação básica”. Rosângela Machado, Gerente de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Florianópolis, falará às das 8h30 às 10h, sobre “A diferença como princípio organizador do currículo”.

 

A conferência de encerramento ficará por conta do professor doutor Fernando Hernandez, da Universidade de Barcelona, na Espanha. Intitulada “A filosofia DIY (Faça você mesmo) no Ensino Fundamental e na Universidade: Transitando por tensões e desafios entre estruturas hegemônicas” será realizada a partir das 15h30.

 

Histórico

 

A Secretaria de Educação de Florianópolis, no ano de 2011, realizou a primeira edição do evento, tendo como eixo Aprendizagem em Contexto. As discussões repercutiram nas práticas político-pedagógicas, em especial, da rede municipal de ensino da Capital. Em virtude desta repercussão, no ano de 2012, foi realizada a segunda edição, com a temática Aprendizagem e Currículo. Mais uma vez, a avaliação indicou que o evento trouxe contribuições para a práxis educativa do município.

 

Em 2013, foi organizada a terceira edição com a temática Qualidade na Aprendizagem, que tevecomo objetivo implementar uma política pública de formação continuada, possibilitando a interação e a interlocução entre os autores que debatem o assunto e os educadores que atuam nas unidades educativas.

 

Em 2014, foi promovida a quarta edição, que teve como tema proposto a Educação Integral, visando oportunizar reflexões sobre a formação integral para além da jornada ampliada, possibilitando debates sobre o percurso formativo do estudante e seu direito a uma educação que considere a múltipla dimensão humana.

 

Em 2015, o evento teve como tema “A Indissociabilidade na Educação Básica: especificidades, desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas”, com a finalidade abordar questões sobre a organização curricular de forma a promover a indissociabilidade da educação básica em suas etapas e modalidades de ensino. 


arquivos para download

galeria de imagens