02/02/2016 - Educação
Aumento da jornada escolar em Portugal é tema no COEB

Trabalho será apresentado por Claudia da Silva, da SME, e Ariana Cosme, da Universidade do Porto

 

foto/divulgação: SME

A apresentação dos trabalhos do COEB 2016 começas às 13h30

Ariana Cosme, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal, eCláudia da Silva, da Secretaria de Educação de Florianópolis, participarão do Congresso de Educação Básica nesta terça-feira a partir das 13h30 apresentando o trabalho “Escola a tempo inteiro: Análise dos discursos especializados”. A fala fará parte da modalidade “Comunicação Oral e Pesquisa” no Eixo “Política e Gestão da Educação Básica”.

 

Otrabalho teve como objetivo refletir sobre o aumento da jornada escolar no 1º Ciclo de Educação Básica de Portugal, instituído no ano de 2006, para dar maior visibilidade quanto aos riscos e possibilidades de uma escola em tempo integral.

 

Foi realizada uma pesquisa documental, de caráter exploratório, com o propósito de descrever o objeto de estudo e compreendê-lo sob a ótica dos discursos especializados. Teve como fonte principal de análise as dissertações acadêmicas produzidas em instituições de ensino superior em Portugal entre os anos letivos de 2006 e 2013. Entre os principais referenciais teóricos, destacam-se s autores: Rui Canário, Cosme e Trindade, Carlos Pires e Manuel Sarmento.

 

Palestras e outros trabalhos serão apresentados até quarta-feira no COEB, que está acontecendo no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. A realização é da Secretaria de Educação de Florianópolis.

 


arquivos para download

galeria de imagens