02/02/2018 - Educação
Professor de Portugal e palestras sobre educação especial e EJA são os destaques do primeiro dia do COEB 2018

Evento tem início nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, e tem como tema Docência na sociedade multitelas

foto/divulgação: SME

O evento será realizado no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina

Quais são as perspectivas da docência na contemporaneidade? Esse será o assunto da conferência de abertura do Congresso de Educação Básica (COEB) 2018. Promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o congresso terá início nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Esse ano, o COEB tem como tema central “Docência na sociedade multitelas”.

 

A conferência será realizada das 10h30 às 12h no auditório Garapuvu e será ministrada pelo professor doutor José Augusto Pacheco, da Universidade do Minho, em Portugal. Ele possui doutorado em Ciências da Educação pela mesma instituição onde hoje é presidente do Instituto de Educação. Dedica-se em pesquisas nas áreas: estudos curriculares, desenvolvimento curricular, avaliação, formação de professores e desenvolvimento profissional.

 

De 12h30 às 13h20, também no auditório Garapuvu, ocorrerá uma mostra audiovisual com filmes produzidos por estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis. Da Creche Cristo Redentor, no Centro, vem a produção “Minha Minhamê”. A Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, no Santinho, apresentará nove filmes, entre eles “A moda influencia o consumo”, “Consumo consciente” e “O meio ambiente”. Já o pessoal da Escola Desdobrada Municipal João Francisco Garcez, no Canto da Lagoa, trará a obra “Brincando se aprende”. 

 

A mesa-redonda “Docência e desafios curriculares na Educação Básica” será realizada das 13h30 às 15h30, no auditório Garapuvu. Participando estarão a professora doutora Júlia Siqueira da Rocha e a professora doutora Márcia Buss-Simão. O debate tem como objetivo traçar uma cartografia do cenário atual brasileiro na área, analisando o papel dos docentes para uma sociedade mais justa.

 

Júlia é doutora em Educação pela UFSC, onde é pesquisadora. Ela é funcionária efetiva na Secretaria de Estado da Educação e Inovação e tem experiências nas áreas de estado, profissionais do magistério, escola, violências, pedagogia e adolescentes.

 

Márcia tem doutorado em Educação pela UFSC, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Atualmente é professora do quadro permanente do programa de pós-graduação em Educação da UNISUL, líder do grupo de pesquisa Educação, Infância e Gênero (CEDIG) do programa e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC).

 

Das 15h30 às 16h ocorrerá um coffee break, com os trabalhos da modalidade banner sendo expostos.

 

 

As palestras

 

  

As palestras serão realizadas entre 16h e 17h30, em três locais diferentes.

 

Nas salas Goiabeira e Laranjeira, com o tema “A Educação Especial no contexto da Educação Básica”, a palestra será ministrada pela professora mestra Geisa Letícia Kempfer Bock. Com mestrado em Educação e Formação de Educadores pela UFSC, ela é professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) do Centro de Educação à Distância (CEAD). Na oratória, ela pretende debater o tema da deficiência e da educação com inclusão.

 

Nas salas Pitangueira e Aroeira, ocorrerá a palestra “Desafios na docência da EJA: reflexões”, ministrada pela professora mestra Sílvia Maria de Oliveira, do Instituto de Educação Permanente e Fórum Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina. Ela pretende traçar um panorama dos principais desafios encontrados na atuação dos profissionais da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, articulados a aspectos essenciais dessa modalidade, tais como suas especificidades e implicações.

 

A última palestra do evento se chama “Cultura digital e novas aprendizagens: desafios para a prática docente” e será realizada no auditório Garapuvu. Ela será ministrada pela professora doutora Martha Kaschny Borges, com doutorado em Educação pela Université Pierre Mendes France II. Ela é professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Administração. Atualmente é a presidente da Aliança Francesa de Florianópolis. Na oratória, ela pretende discutir as modificações que as tecnologias digitais têm promovido nas mais diversas práticas sociais, como comércio, lazer, religião, política e economia.

 

 

A programação

  

 

1º DIA – 05/02/2018 - SEGUNDA-FEIRA 

 

 

8h – Credenciamento 

 

9h às 9h30min - Welcome Coffee

Local: Hall de Exposições

 

9h30min às 10h30min – Solenidade de Abertura 

Local: Auditório Garapuvu.

 

10h30min às 12h – Conferência abertura “A Docência na Contemporaneidade: perspectivas”

 

Professor Doutor. José Augusto Pacheco - Universidade do Minho - UMinho (Portugal)

Local: Auditório Garapuvu.

 

12h às 13h - Intervalo 

 

12h30min às 13h20min - Mostra Audiovisual

 

Coordenação: Professora Especialista Bianca Nascimento de Souza – Chefe do Departamento de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Local: Auditório Garapuvu.

 

Unidade Educativa: Creche Cristo Redentor

Professora: Renata Ouriques Quint

Título: Minha Minhamê – Duração: 5’45’’

 

Unidade Educativa: Escola Básica Maria Tomázia Coelho

Professor: Luiz de Vasconcellos F. Sobrinho

Títulos:

1. A moda influencia o consumo – Duração: 5’
2. Birras de crianças – Duração: 3’21’’
3. Consumo consciente – 2’43’’
4. Eletrônicos – Novos bichos de estimação – Duração: 2’50’’
5. Propaganda enganosa – Duração: 1’18’’
6. Vi na TV quero comprar – Duração: 3’31’’
7. O consumismo te consome – Duração: 3’26’’
8. Compra compulsiva – Duração: 1’50’’
9. O meio ambiente – Duração: 2’22’’

 

Unidade Educativa: Escola Desdobrada João Francisco Garcez

Título: Brincando se aprende – Duração: 22’57’’

Professora: Cristine Manica Nunes

 

13h30min às 15h30min – Mesa-redonda “Docência e desafios curriculares na Educação Básica”

 

- Professora Doutora. Júlia Siqueira da Rocha - Secretaria Estadual de Educação - SEE-SC
- Professora Doutora Márcia Buss-Simão - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mediação: Professora Doutora Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Local: Auditório Garapuvu.

 

15h30min às 16h - Coffee Break e Exposição de Banners

Local: Hall de Exposições

 

16h às 17h30min – Palestras:

A Educação Especial no contexto da Educação Básica” 

 

Professora Mestra Geisa Letícia Kempfer Bock - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. 

Mediação: Professora Especialista Ana Paula Felipe - Gerente de Projetos Inovadores da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. 

Local: Salas Goiabeira e Laranjeira.

 

Desafios na docência da EJA: reflexões

 

Professora Mestra Sílvia Maria de Oliveira – Instituto de Educação Permanente e Fórum Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina.

Mediação: Professora Doutora Deisi Cord – Professora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Local: Salas Pitangueira e Aroeira.

 

Cultura digital e novas aprendizagens: desafios para a prática docente

 

Professora Doutora Martha Kaschny Borges – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Mediação: Professora Doutora Raquel Regina Z. Valduga Schoninger – Gerente de Articulação de Unidades de Educação Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. 

Local: Auditório Garapuvu.


arquivos para download

galeria de imagens