03/02/2020 - Educação
É amanhã! COEB 2020 começa nesta terça-feira

Confira a programação do 1º dia do Congresso de Educação Básica da Prefeitura de Florianópolis

foto/divulgação: Rafael Rosseti

Coeb 2019

A 9º edição do Congresso de Educação Básica (COEB) da Prefeitura de Florianópolis inicia nesta *terça-feira (4)*. O evento, que será realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, está com uma programação repleta de palestras, conferências, painéis, mesa-redonda e apresentação de relatos de experiência e comunicação oral de pesquisa.

 

O secretário de Educação da Capital, Maurício Fernandes Pereira, ressalta que no primeiro dia, os 1300 inscritos devem realizar o credenciamento a partir das 8h. Às 9h30 ocorrerá a solenidade de abertura.

 

Das 10h30 às 12h, o Professor Doutor Celso dos Santos Vasconcellos realizará uma conferência, no auditório Garapuvu, em que abordará o tema geral do Congresso deste ano: “Os sujeitos, direitos e práticas que constituem a educação da escola pública.” Celso é responsável pelo Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica, Libertad.

 

No período da tarde, das 13h30 às 15h30, no auditório Garapuvu, terá uma mesa-redonda com a participação dos palestrantes Juca Pirama Camargo Gil, que atua como professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e Jane Paiva, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Será debatido é a “Educação Pública na contemporaneidade: os sentidos e o direito de aprender”.

 

A partir das 16h, no auditório, o professor Rodrigo Ednilson de Jesus, da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), discutirá sobre as “(Re)Existências: o direito à diferença na igualdade de direitos”. Já a pesquisadora Camila da Silva Santana, apresentará o relato de experiência “Juventudes Negras: Pertencimento Racial e Reconhecimento em uma comunidade de traços açorianos no sul do Brasil”.

 

Nas salas Goiabeira e Laranjeira também estará ocorrendo alguns painéis. O primeiro, sobre a “Escola do Futuro – Inovações da prática Docente” com a diretora da Escola Básica Municipal da Tapera Melize Neves de Melo Daniel. No segundo, Marina Mariah Scariot e Rúbia Eneida Holtz compartilharão o painel “Bairro Educador, o início de uma jornada: construção colaborativa de uma cidade educadora”. 

 

Já nas salas Pitangueira e Aroeira serão expostos alguns relatos de experiência sobre a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Na primeira prática, Vivian de Camargo Coronato e Gabriela Albanás falarão sobre o trabalho “Reciclando Sonhos: catadores(as) de materiais recicláveis como sujeitos da EJA”. Na segunda prática, Ana Carolina Herreira e Elton Francisco apresentarão “Olhares da EJA: História, Geografia, e encantos da Ilha”.


arquivos para download

galeria de imagens