Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis

04/12/2012 - Cultura
Projeto com crianças resulta em montagem teatral
Viabilizado por edital e financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o espetáculo será apresentado nesta terça e quinta-feira em duas escolas municipais do Norte da Ilha

foto/divulgação: Divulgação / Lara Matos

Cenas são apresentadas e discutidas

Quantas vezes você já leu uma história ou assistiu a uma peça que gostaria de mudar o começo, o meio ou o final proposto pelo autor? Para ampliar o interesse das crianças pela linguagem teatral, um grupo de alunos e ex-alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina montou uma obra cênica a partir da livre adaptação de um conto de fadas popular, incorporando percepções e expectativas de estudantes de quatro escolas públicas de Florianópolis em relação à mesma história. O resultado é a peça infantil “O Final Feliz de Cada Um”, que será apresentada às 14h, nesta terça-feira (4/12) na Escola Básica Municipal Donícia Maria da Costa, no Saco Grande, e na quinta-feira (6/12), na EBM Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande.

 

Financiado por meio de edital da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o projeto pretende promover a aproximação entre atores e público alvo do espetáculo. A ideia é proporcionar à garotada a oportunidade de descobrir o teatro não apenas como diversão, mas percebendo-o como uma arte que envolve tempo, pesquisa e trabalho. Por outro lado, o projeto permite que os atores aprimorem conceitos e técnicas a partir da observação do interesse dos espectadores e do diálogo com essa plateia.

 

Construção coletiva

 

A estratégia de permitir ao público definir o final de uma história já foi adotada na televisão e também no teatro, mas a proposta da diretora teatral Lara Matos traz como diferencial a interatividade com o público alvo ainda no processo de montagem. Para isso, o grupo baseou-se no conto popular italiano “O Amor das Três Laranjas”, obra que possui várias versões em todo o mundo e uma das mais conhecidas no Brasil é “A Moura Torta”, de Ana Maria Machado. No conto, uma bruxa joga um feitiço em uma princesa pra tentar roubar o amor do príncipe que com a jovem quer casar, mas no final tudo acaba bem.

 

Após a definição da história e das escolas participantes do projeto, a primeira etapa da montagem foi iniciada em outubro. Por meio de uma conversa informal, os atores falaram com os alunos de terceira e quarta séries sobre suas experiências com o teatro e a função do ensaio na criação de uma peça. Em brincadeiras e outras atividades lúdicas, os estudantes foram convidados a opinar sobre as cenas que foram apresentadas e contribuir com ideias para aprimorá-las. 

 

O conto utilizado como ponto de partida para a criação do espetáculo sofreu transformações após esse trabalho, dando início à segunda etapa do projeto, realizada em novembro.  Nessa fase, o processo de montagem incorporou as sugestões feitas pelas crianças e os experimentos realizados pelos atores durante os ensaios abertos, que gestaram a nova obra. 

 

Na última etapa do projeto, os atores Dimitri Carmolinga, Izabela Quint e Tama Ribeiro retornam às unidades escolares para apresentar o espetáculo “O Final Feliz de Cada Um”, e mostrar o resultado das mudanças adaptadas à história, com a contribuição dos alunos. As apresentações teatrais iniciaram pelas escolas básicas municipais Batista Pereira, no Alto Ribeirão (29/11), e Acácio Garibaldi São Thiago, na Barra da Lagoa (3/12).

 

Serviço:

 

O Quê: Espetáculo “O Final Feliz de Cada Um”

 

Quando e onde: terça e quinta-feira

 

Terça-feira (4/12) – 16h

Escola Básica Donícia Maria da Costa

Rodovia Virgílio Várzea s/nº – Saco Grande

 

Quinta-feira (6/12) – 14h

Escola Básica Albertina Madalena Dias

Rua Cristóvão Machado de Campos nº 1537 - Vargem Grande

 

Quanto: gratuito

Informações: http://ofinalfelizdecadaum.wordpress.com/ 

 

Ficha Técnica

 

Direção: Lara Matos

Elenco: Dimitri Carmolinga, Izabela Quint e Tama Ribeiro

Preparação corporal: Marcos Klann (bailarino)


galeria de imagens