Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis

06/12/2012 - Cultura
Plano de Cultura apresentado em seminário nacional
III Seminário de Planos Municipais de Cultura, em Salvador, reúne representantes do Ministério da Cultura e de 20 cidades brasileiras, entre as quais 12 capitais

foto/divulgação: Dieve Oehme

Coordenador nacional dos Planos Municipais de Cultura, Vicente Federico (D), esteve com equipe de Florianópolis em outubro

Dirigentes da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e do Conselho Municipal de Política Cultural apresentam nesta sexta-feira (7/12), às 8h30, no III Seminário de Planos Municipais de Cultura, em Salvador, a minuta do plano que estabelece as políticas públicas na capital catarinense para os próximos dez anos.

 

O evento, que iniciou hoje (6), com participação de 20 municípios, encerra o Projeto de Assistência Técnica à Elaboração de Planos Municipais de Cultura de Capitais e Cidades de Regiões Metropolitanas, patrocinado pelo Ministério da Cultura e executado pela Universidade Federal da Bahia.

 

Com exceção de Campo Grande (MS), que já entregou o documento final do plano em agosto, os demais municípios participam da apresentação que será realizada nesses dois dias.  Hoje, foram conhecidas as propostas de Recife e Olinda (PE), São Luís (MA), Laranjeiras e Aracaju (SE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Vitória (ES), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), São Leopoldo e Porto Alegre (RS), além de Joinville (SC). Amanhã (7/12), Florianópolis (SC) abre a agenda do dia, seguida pelos municípios do Rio de Janeiro (RJ), São Caetano do Sul (SP), Santa Luzia, Sabará e Betim (MG).

 

A capital catarinense está representada pela superintendente adjunta da Fundação Franklin Cascaes, Waleska De Franceschi; pelo Gerente de Promoção Cultural e Projetos da FCFFC e coordenador do Plano Municipal de Cultura de Florianópolis, Ademir dos Santos; e pelos consultores Marcelo Pereira Seixas e Francisco do Vale Pereira, que integram o Conselho Municipal de Política Cultural da Capital (CMPC). A coordenação nacional do projeto está sob responsabilidade do professor Vicente Federico, da UFBA.

 

Etapa Final

 

Durante o seminário, em Salvador, será avaliado o resultado da consultoria realizada pela Escola de Administração da UFBA ao longo de 2012, auxiliando os municípios na construção e desenvolvimento dos Planos de Cultura. Também participam do evento representantes da Secretaria de Articulação Institucional e da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, além de integrantes do Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Cultura.

 

Essa é a ultima etapa de um trabalho que começou em fevereiro, em Brasília, com o início da consultoria e definição dos núcleos executivos nas cidades participantes. No encerramento do seminário, cada município vai entregar à equipe do Projeto MinC-UFBA os textos com os marcos executivos cumpridos ou o plano finalizado. Os documentos serão submetidos à análise técnica da equipe de coordenação nacional e, conforme o caso, devolvidos aos municípios para aprimoramento, validação pública ou aprovação pela Câmara de Vereadores.

 

 

III Seminário de Planos Municipais de Cultura

Salvador - Bahia

 

6 de dezembro (quinta) - Apresentação dos Municípios

 

8h às 8h30

Credenciamento

8h30

Ministério da Cultura e Universidade Federal da Bahia (UFBA)

(Abertura)

9h às 9h40

Recife (PE) e Joinville (SC)

9h40 às 10h20

Olinda (PE) e Fortaleza (CE)

10h20 às 10h35

Intervalo

10h40 às 11h40

Laranjeiras (SE), Aracaju (SE) e São Luís (MA)

11h40 às 12h

Esclarecimentos

12h às 14h

Intervalo

14às 15h

São Leopoldo (RS), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG)

15h às 15h15

Intervalo

15h30 às 16h30

Vitória (ES), João Pessoa (PB) e Manaus (AM)

16h30 às 18h

Esclarecimentos

 

7 de dezembro (sexta) - Apresentação dos Municípios

 

8h30 às 9h30

Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Sabará (MG)

9h30 às 9h45

Intervalo

9h50 às 10h50

São Caetano do Sul (SP), Santa Luzia e Betim (MG)

11h às 12h

Esclarecimentos

14h às 18h

Avaliação do Projeto


galeria de imagens