Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis

21/12/2012 - Cultura
Banda de Pífanos anima Parque da Lagoa do Peri
Viabilizado por edital da Fundação Franklin Cascaes, projeto de educação musical foi realizado na comunidade da Armação

foto/divulgação: Divulgação/Banda de Pífanos

Pífano é um instrumento feito de bambu

Segundo o calendário maia o fim do mundo deveria ocorrer nesta sexta-feira, mas em vez de causar medo a previsão virou mote para divulgar com bom humor um projeto musical em Florianópolis. Com o título “O Mundo vai Pifar”, alunos e professores da Banda de Pífanos da Armação fazem apresentação, oficina e cortejo no Parque da Lagoa do Peri, a partir das 15h, com entrada franca. O projeto foi viabilizado por edital da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

 

As atividades iniciam com uma oficina de construção de pífanos. Os instrumentos serão sorteados entre as pessoas que acessarem e curtirem o site do projeto (http://bandadepifanos.com.br). Às 18h, a banda apresenta um repertório composto por canções tradicionais da cultura popular e músicas próprias produzidas nas oficinas de iniciação musical. Depois, o grupo sai em cortejo pelas ruas da comunidade.

 

A banda, coordenada pelo músico Bernardo Sens, foi formada a partir de oficinas realizadas com jovens e adultos, na Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos, na Armação. Nas aulas, os alunos aprenderam a construir o instrumento musical, feito com bambu, e descobrir os diferentes sons que ele produz. Também aprenderam a tocar e criar músicas usando o próprio fôlego.

 

Tradicional no nordeste, o pífano é um instrumento cilíndrico de sopro, semelhante à flauta transversal. Construído de bambu e de fácil aprendizado, o pífano ou pife, como também é conhecido, produz um som que varia conforme o tamanho da haste e a distribuição dos orifícios perfurados nela. Um dos furos é destinado ao sopro e os demais aos dedos, que se movimentam para produzir os sons.

 

Participam do projeto Banda de Pífanos da Armação: Bernardo Sens (coordenador), Osvaldo Pomar, Paulo Aragão, Jeoh Leal, Ana Ailin Lomba e Diego Pereira (percussão),além dos pifeiros Muriel Lomba, Isis de Souza Pereira, Marina Souza Inácio, Débora Daniel, Felipe Obrer, Joana Knobbe, Nira Pomar e Wendy Reider.

 

Serviço:

 

O Quê: O Mundo vai Pifar – Banda de Pífanos da Armação

 

Quando: sexta-feira (21) – das 15h às 18h30

 

Onde: Parque da Lagoa do Peri

 

Quanto: gratuito


galeria de imagens