Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis

02/07/2013 - Cultura
Palhaços doutores ajudam a tratar doenças
Equipe médica especial faz parte do projeto (A)Gentes do Riso, patrocinado pela Prefeitura da Capital e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura

foto/divulgação: Cristiano Prim

Palhaços doutores levam alegria às crianças internadas no Hospital Infantil

O Hospital Infantil Joana de Gusmão está contando com uma inusitada junta médica para auxiliar no tratamento dos pacientes internados. A equipe, formada por 12 palhaços doutores, especialistas em besteirologia, utiliza a alegria como terapia para minimizar o sofrimento dos doentes e humanizar o ambiente hospitalar. A ação faz parte do projeto (A)Gentes do Riso, que prevê a realização de 40 intervenções cênicas de julho a dezembro.  

 

Até quinta-feira (4), as atividades no hospital estão voltadas ao treinamento dos novos integrantes do grupo, Dra. Lynda Colapso e Dr. Guimba. A partir de segunda-feira (8), os palhaços doutores seguirão uma agenda de visitas semanal. O objetivo é levar alegria ao ambiente hospitalar, proporcionando momentos de descontração para os pacientes internados, familiares e também funcionários que trabalham com o doente em tratamento. “Nós somos a permissão à brincadeira, o respiro aliviado, o mundo da fantasia concretizado. Naqueles poucos instantes podemos ser tudo.”, observou a atriz Greice Miotello, que se transforma na Dra. Gretta Panschetta.

 

Criado em 2011, o projeto (A)Gentes do Riso é patrocinado pela Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Realizado pela Traço Cia de Teatro, com produção da Harmônica Arte e Entretenimento, o projeto tem supervisão pedagógica do ator e diretor Esio Magalhães, que é um dos precursores na arte da palhaçaria em hospitais no Brasil. Em duas edições, a iniciativa proporcionou 60 visitas hospitalares e atendimento a 23 mil pessoas.

 

A equipe médica mais divertida de Santa Catarina é composta pelo Dr. Boró (Márcio Momesso), Dr. Pamplino (Alex de Souza), Dr. Cassildo (Cassiano Vedana), Dra. Gretta Panschetta (Greice Miotello), Dra. Flor (Gabriela Leite), Dra. Esmeralda (Débora de Matos), Dra. Pituca da Rosa (Ana Paula Grigoli), Dr. Jubi (Egon Seidler), Dra. Malagueta (Paula Bittencourt), Dr. Amanito Matutino (Khalid Prestes), e os novos besteirologistas Dra. Lynda Colapso (Rhaisa Muniz) e Dr. Guimba (Marcos de Oliveira).

 

Alegria que contagia

 

Pesquisas científicas confirmam que o riso funciona como estimulante do cérebro na produção de beta-endorfinas, substâncias que têm importante potencial analgésico, contribuindo para o alívio ou eliminação da dor, entre outros efeitos. A influência benéfica do riso e da alegria na saúde e na qualidade de vida das pessoas contribuiu para que a presença do palhaço em hospitais infantis seja um procedimento cada vez mais aceito no mundo inteiro, sistematizando-se a partir da década de 1980, com o palhaço americano Michael Christensen. 

 

No Brasil, a prática foi introduzida por Wellington Nogueira no início da década de 1990, com o projeto Doutores da Alegria. Em Florianópolis, o método terapêutico foi colocado em prática pela Traço Cia. de Teatro, em 2011, com o projeto (A)Gentes do Riso, no Hospital Infantil Joana de Gusmão. A companhia, que já pesquisava há dez anos a técnica do palhaço, convidou outros artistas catarinenses para o trabalho hospitalar e, desde então, os profissionais recebem treinamento continuado, com supervisão pedagógica de Esio Magalhães, que pesquisa a linguagem da máscara e o trabalho do ator como meio da expressão teatral. 

 

Formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP), Esio tem no currículo trabalhos pioneiros como a atuação com o grupo Doutores da Alegria. Precursor da arte da palhaçaria em hospitais no Brasil, Magalhães é ator, produtor e coordenador financeiro do Barracão Teatro (SP) – espaço de investigação e criação teatral, que fundou com Tiche Vianna, em 1998.

 

 

Serviço:

 

O Quê: Projeto (A)Gentes do Riso

 

Quando: julho a dezembro de 2013

 

Onde: Hospital Infantil Joana de Gusmão

 

Quanto: gratuito

 

Intervenções em julho no HIJG

 

Dia 8 (segunda-feira)

Dia 15 (segunda-feira)

Dia 17 (quarta-feira)

Dia 22 (segunda-feira)

Dia 29 (segunda-feira)

Dia 31 (quarta-feira)

 

 

*Com informações da Ass. de Imprensa do Projeto (A)Gentes do Riso


galeria de imagens