Secretaria Municipal do Continente

14/01/2016 - Continente
Ação integrada é retomada no Continente
Na abordagem, sete pessoas foram encaminhadas ao serviço social

foto/divulgação: Luciana Gava/ SMC

Ação integrada é retomada no Continente

Na volta com as ações que visam a retirar moradores e usuário de drogas que se encontram em situação de vulnerabilidade social das ruas na região continental, a Secretaria do Continente, com apoio de uma equipe de funcionários da Comcap, da Assistência Social e com uma equipe de policiais militares do 22º Batalhão, realizou nesta quinta-feira (14) buscas em locais escolhidos pelos moradores para efetuar consumo de drogas, moradia e acúmulo de lixo.

 

Foram realizadas buscas na praça Roberto de Oliveira, localizada à rua Santiago Dantas (Estreito), num ponto comercial localizado à rua Santos Saraiva, também no bairro Estreito, num terreno baldio próximo deste endereço, na passarela da BR 282, próximo ao bairro Monte Cristo, e num terreno localizado ao lado do terminal desativado de Capoeiras.

 

Foi recolhido destes locais aproximadamente uma tonelada de lixo, sete pessoas foram encaminhadas até o serviço de Assistência Social da Secretaria do Continente. Elas receberam atendimento, orientação psicológica, realização de cadastro e lhes foi oferecido um lanche.

 

Nesta nova temporada de ações conjuntas, um projeto intitulado “Abordagem Cidadã” foi encaminhado pelo comandante do 22º Batalhão, coronel Marcos Barreto Valença, ao Secretário do Continente, Aurelio Rocha dos Santos, para que em conjunto com demais órgãos agregadores seja ampliada a discussão sobre a situação destas pessoas que ocupam as ruas de forma desumana e insalubre.

 

Além das parcerias já vinculadas ao trabalho, o referido projeto prevê também a participação da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério Público.

 

Para o coronel Valença, o Continente apresenta atualmente um significativo número de pessoas em situação vulnerável. Parte deste número, segundo ele, é dependente ou usuário de drogas, apresentando situação de risco a si próprio.

 

“Temos como objetivo deste projeto fazer com que haja a reinserção social de usuários e dependentes químicos, resgatar a dignidade de pessoas que se encontram em situação vulnerável, recuperar e reorganizar espaços públicos e identificar pessoas que se encontram desaparecidas”, disse. Após analise do projeto, a Secretaria do Continente irá realizar uma reunião com todos os órgãos agregados, para discutir a execução do projeto.

 

As ações serão realizadas semanalmente, sempre em que houver condições favoráveis do tempo.


galeria de imagens