Defesa Civil

16/06/2023 - Defesa Civil
SC-405, no Rio Tavares, não alaga mesmo com chuva persistente e intensa nos últimos dias em Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Esta é mais uma prova da eficiência dos planos de contingência elaborados e executados pela Prefeitura de Florianópolis

Nem os quase 150 mm de chuva que atingiram Florianópolis desde segunda-feira (12) e a maré alta fizeram com que a SC-405, no bairro Rio Tavares, sofresse com alagamentos. O problema era algo recorrente em outras épocas com grandes índices pluviométricos.
 
Isso comprova que o investimento realizado pela administração municipal desde o ano de 2022 na manutenção do canal artificial de drenagem foi extremamente bem sucedido.
 
Outras regiões que costumavam sofrer com alagamentos como alguns pontos do Rio Vermelho e Santa Mônica, além das comunidades próximas ao Rio Papaquara e ao Rio do Brás, não foram atingidos pelas chuvas desta semana. Esta é mais uma prova da eficiência dos planos de contingência elaborados e executados pela Prefeitura de Florianópolis que, ainda contando com resistência de alguns órgãos ambientais, foram realizados e estão mostrando resultados satisfatórios. 
 
O que explica o problema de alagamentos em algumas ruas, principalmente no Norte da Ilha, é o fato delas ainda não terem recebido os sistemas de macrodrenagem que estão sendo instalados pela Prefeitura.
 
“Ficamos muito satisfeitos com o resultado, que é fruto de um trabalho árduo que viemos priorizando desde o ano passado, dada a reincidência dos alagamentos nas regiões. Era um problema crônico que precisávamos resolver com urgência”, destaca Alexandre Vieira, gerente de operações e assistência da Defesa Civil de Florianópolis.