Defesa Civil

28/06/2023 - Defesa Civil
Defesas Civis da Grande Florianópolis se reúnem para capacitar e integrar equipes para atender emergências

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Os integrantes debateram as melhores soluções para resolver cada uma dessas situações.

Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Defesa Civil, esteve presente em uma reunião envolvendo todas as Defesas Civis da Grande Florianópolis para capacitar as equipes dos órgãos visando atuações em possíveis cenários de emergência que possam acontecer em alguma cidade da região nos próximos meses. Para isso, um Plano Regional de Ajuda Mútua foi operacionalizado para nortear as ações de solicitação, mobilização, operações e desmobilização.
 
Durante o treinamento, todas as situações que costumam acontecer ao longo de ocorrências emergenciais foram testadas pelos integrantes das equipes, desde o recebimento do alerta de chuvas volumosas e inundações no setor de monitoramento, passando pela chegada das equipes à cidade atingida pelo evento climático, até o fim da operação.
 
Para a capacitação deixar as equipes ainda mais preparadas para ocorrências como essa, o treinamento ainda simulou números de desabrigados aguardando acolhimento, desalojados, mortos e serviços essenciais prejudicados. Com isso, os integrantes debateram as melhores soluções para resolver cada uma dessas situações.
 
“Além de reforçar nossos conhecimentos, essa reunião foi muito importante para estarmos cada vez mais preparados para atuar nesses eventos de emergência e também para integrar as equipes. Assim, vamos estar todos alinhados para atender à população da melhor maneira”, destaca Luiz Eduardo Machado, superintendente da Defesa Civil de Florianópolis.