Defesa Civil

04/10/2013 - Defesa Civil
Mariquinha recebe repasse para obras de contenção
Comprometimento da comunidade garantiu recursos do Ministério das Cidades

foto/divulgação: Roberto Machado

Parceria entre comunidade e Poder Público

Foi realizada na manhã desta sexta feira (4) a cerimônia de repasse de verbas para obras de contenção no Morro da Mariquinha. Várias autoridades estiveram presentes ao evento, que contou com a participação do prefeito em exercício João Amin. Os recursos serão destinados a obras de contenção e preservação do solo, além de um controle ocupacional em área irregular.

 

A comunidade foi importante na aquisição de recursos junto ao Ministério das Cidades. A participação expressiva dos moradores, capacitados operacionalmente pela Defesa Civil da Capital, disseminou a preocupação em cuidar do local onde mantém seu vínculo familiar e afetivo.

 

O valor recebido junto ao Ministério das Cidades dará o primeiro passo para deixar a comunidade mais segura. E isso só foi possível graças à intervenção dos próprios moradores, como veradeiros "guerreiros da Defesa Civil", conforme afirmou João Amin.

 

Representando o Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski afirmou que já está em curso a criação da Carta Geotécnica, estudo elaborado com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que visa a detectar e efetivar trabalhos de prevenção em áreas próximas às encostas na capital catarinense. O laudo final deve ser apresentado nos próximos meses.

 

Destaque para a participação do secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, que esteve presente ativamente no processo de formação do Nudec da comunidade do Morro da Mariquinha.

Depoimento emocionado

Claudete Ferreira, de 65 anos, moradora do Morro da Mariquinha, faleceu em 2011 vítima de deslizamento que assolou a comunidade. Por isso, o Núcleo de Defesa Civil foi batizado com o seu nome. O filho de dona Claudete, Marcelo Ferreira,  é um dos mais entusiastas pelo surgimento de um ponto de defesa para os moradores contra as adversidades climáticas.

“Deus fechou uma porta e abriu outra”, disse emocionado, fazendo alusão à formação do Núcleo de Defesa Civil (Nudec ) da Mariquinha. 

NUDEC 

O Nudec é um ponto de apoio para a Defesa Civil do município. De posse das informações adquiridas ao longo do curso de Gestão de Risco e Desastres, moradores voluntários que participaram das cinco semanas de treinamento, teórico e prático, estão aptos a responder com iniciativa própria e medidas de prevenção em caso de desmoronamento ou deslizamento de terra.

 

Após receber as informações dos agentes técnicos, no período determinado pela grade curricular do curso, cada morador, enquanto voluntário integrante do Núcleo, possui conhecimento para atuar em diversas situações relacionadas a eventos climáticos adversos. No caso do Morro da Mariquinha, a instabilidade do solo foi o ponto inicial do material didático entregue aos alunos. O curso envolveu as seguintes abordagens:

 

  • Interação entre comunidade e Defesa Civil. Conhecimento da estrutura operacional e logística do órgão;
  • atendimento e prevenção de ocorrência, além de mapeamento dos pontos críticos do próprio lugar;
  • boas práticas de educação ambiental       


galeria de imagens