Defesa Civil

15/10/2013 - Defesa Civil
Diretor da Defesa Civil é palestrante de simpósio de Geociências na UFSC
Evento acontece na UFSC

foto/divulgação: Defesa Civil

Corpo Técnico da Defesa Civil em capacitação operacional constante

A ocupação irregular do solo e seus desdobramentos, a conseqüência do crescimento imobiliário à margem da legislação foram alguns dos temas discutidos nos primeiros dias do III Ciclo da Palestras em Geociências, no auditório do CFH, que termina amanhã, quarta-feira, 16. O diretor da Defesa Civil de Florianópolis, José Cordeiro Neto, foi um dos palestrantes. 

 

O papel da Defesa Civil na sociedade e suas ações práticas no tocante à educação ambiental de populações que vivem em áreas de risco foram citados pelo diretor do órgão. A criação do Nudec da Mariquinha também mereceu atenção, pois é o programa que capacita os próprios moradores a agir em caso de desastres naturais.

 

Outra questão de relevada importância foi quando o “Coronel “ Neto falou sobre a questão de deslizamento. A ocupação desenfreada em áreas de preservação, e em locais onde a movimentação do solo é maior do que o normal aumenta a freqüência desse tipo de adversidade climática, que é natural, porém  a ação do homem sobre a natureza diminui o tempo de intervalo desses fenômenos, motivo de sucessivos deslizamentos registrados somente em 2013.

 

José Cordeiro Neto fez a palestra de abertura com o tema: “O papel da Defesa Civil nos Eventos Climáticos Adversos e a Atuação  Conjunta dos Bombeiros Militar de Santa Catarina.”

 

 

Muros de Contenção

 

Esse assunto também foi abordado pelo diretor na palestra de abertura do evento. A partir da formação do Núcleo da Mariquinha e o trabalho articulado junto à Secretaria de Saneamento Ambiental resultaram no aporte financeiro para a construção de muros de contenção.

 

Essas estruturas, mesmo no período pós – chuvas , recebe por parte da Defesa Civil Municipal ,atenção especial. O órgão recebe várias solicitações para vistoriar esse tipo de construção. A manutenção periódica por parte dos agentes contribui na disseminação da Educação Ambiental, orientando o proprietário a efetuar procedimentos adequados com vistas à própria segurança e a dos vizinhos.  


galeria de imagens