Defesa Civil

03/12/2013 - Defesa Civil
Câmara homenageia os 40 anos da Defesa Civil
Câmara dos Vereadores dedica sessão ao aniversário da entidade

foto/divulgação: Defesa Civil

Capacitação moradores e formação do Núcleo do Morro da Mariquinha

A Câmara de  Vereadores da Capital presta homenagem à Defesa Civil de Florianópolis, órgão integrante da Secretaria de Segurança  e Defesa do Cidadão, pela passagem de seu quadragésimo aniversário. A cerimônia acontece nesta quarta-feira (4), às 16 horas, no plenário do Legislativo Municipal. A proposição da homenagem foi do vereador Marcos Aurélio Espíndola (Badeko).

 

Em quatro décadas de existência, a Defesa Civil aprimora o papel de prevenção através da educação ambiental. O crescimento desordenado da Capital, à margem da legislação, passou a nortear as ações do órgão a partir dos anos 70. Foi nessa época que o Estado de Santa Catarina criou a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. 

 

A integração aos órgãos de segurança apresenta a Defesa Civil mais atuante e próxima do cidadão. Para inverter a lógica de que a defesa só aparece em situações de emergência, inicia-se lento - mas seguro - processo de conscientização, que busca a prevenção na capacitação contínua dos agentes públicos, bem como da população. 

 

Durante o ano, a Defesa Civil de Florianópolis efetuou várias atividades com o propósito da prevenção. No processo contínuo de aprendizado, o programa Defesa Civil nas Escolas  e a capacitação diária dos moradores de áreas de risco vêm apresentndo à população medidas proativas, entre as quais são destaques:

 

  • o mapeamento dos pontos críticos do local onde vivem;
  • as noções do descarte correto do lixo;
  • o entendimento de como funciona a Defesa Civil; 
  • a educação ambiental continuada nas escolas e comunidades.


galeria de imagens