'> Defesa Civil

Defesa Civil

05/12/2013 - Eventos
Câmara homenageia os 40 anos da Defesa Civil
'Mesmo sem chuva, sempre estamos trabahando', afirma diretor

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Coronel Neto, vereador Badeko e secretário Raffael de Bona

A Defesa Civil de Florianópolis foi homenageada pela Câmara Municipal pela passagem de seu 40º aniversário, a partir de propositura feita pelo vereador Marcos Aurélio Espíndola, o Badeko. Em sessão que ocorreu na tarde desta quarta feira (4), no Plenário, a homenagem conseguiu aglutinar várias entidades voluntárias e órgãos de segurança. A cerimônia teve início às16 horas e as galerias estavam lotadas. 

O primeiro a discursar foi o vereador proponente da homenagem. Badeko falou da importância da instituição e destacou como ponto positivo a experiência do diretor do órgão, José Cordeiro Neto, como integrante do Corpo de Bombeiros Militar durante vários anos. Fez menção ao trabalho exercido, desde o início do ano, e o comprometimento do corpo funcional da Defesa Civil. 

Logo em seguida,  o coronel Neto foi sucinto: “Mesmo sem chuva, sempre estamos trabalhando”, afirmou, ao fazer referência à diminuição do número de ocorrências na última forte chuva que assolou a Capital (há cerca de dois meses).  “Isso é fruto do trabalho preventivo. Você pode até não ver, mas estamos presentes”, completou o diretor. 

“Quero aproveitar este momento para agradecer à Casa Legislativa por esta homenagem, mas preciso registrar o trabalho de todos os colaboradores da Defesa Civil da Capital, que tem como principal missão agir de forma preventiva e se articular nas demais horas.”
Ele aproveitou também para agradecer ao empenho do secretário municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, pela disposição em atuar em conjunto nas questões que envolvem o Maciço do Morro da Cruz. 

Representando o prefeito Cesar Souza Júnior, o secretário de Segurança, Raffael de Bona Dutra, disse que ficou feliz pela lembrança quanto ao trabalho exercido com o comprometimento de quem gosta da cidade e de sua gente. “A Defesa Civil tem uma função, que é a de salvar vidas, e nesse contexto esse trabalho não seria possível sem a parceria com o voluntariado e o Corpo de Bombeiros”, lembrou.

“Em determinado momento, as competências da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros se confundem”, acrescentou. O secretário enalteceu a importância de ter essa parceria sempre presente, em especial com a possibilidade de utilização do helicóptero Arcanjo, que foi o responsável pelo mapeamento dos pontos mais perigosos da comunidade do Morro da Mariquinha, a partir de um levantamento feito pelos próprios moradores, 

O presidente da Câmara, César Faria, encerrou a solenidade ressaltando que cabe à Defesa Civil o imprescindível papel de zelar pelo cidadão nas horas mais difíceis, prestando assistência contra as calamidades públicas e auxiliando na prevenção e educação social. “Pela importância da atuação da Defesa Civil, é fundamental que esta Casa reconheça o trabalho de quem serve em prol da nossa cidade, cuidando do seu povo e contribuindo para evitar as tragédias.”


galeria de imagens