Defesa Civil

06/02/2014 - Defesa Civil
Defesa Civil amplia seus núcleos comunitários
Sistema de defesa será implantado no Morro do Horácio

foto/divulgação: Roberto Machado

Preparação dos instrutores do Nudec

A comunidade do Morro do Horácio vai receber o Curso de Gestão de Risco e Desastre, ministrado pela Defesa Civil do município, ASA (Ação Social Arquidiocesana) e secretarias municipais de Habitação e Saneamento Ambiental e de Obras. O conteúdo do curso é indispensável para a criação do Nudec (Núcleo de Defesa Civil), que em 2013 formou sua primeira turma no Morro da Mariquinha.


No início do segundo ano da gestão municipal, Florianópolis encaminha de forma pioneira a criação do segundo núcleo do sistema de defesa comunitário, que consiste na capacitação dos próprios moradores das áreas de risco, dotando-os com medidas proativas e que possibilitem respostas rápidas em caso de ocorrência de eventos climáticos adversos.

 

As aulas desse segundo núcleo devem começar em março de 2014. A preparação – de cunho teórico e prático - será dirigida a 30 moradores, devidamente cadastrados.

Nudec
 
Ponto de contato inicial entre população assistida e poder público, o Nudec – Núcleo de Defesa Civil - é formado pelas pessoas que residem em áreas de risco. No curso preparatório, o integrante do núcleo recebe noções de primeiros socorros, mapeamento de pontos críticos e treinamento de segurança contra incêndios – especificamente prevenindo acidentes com gás de cozinha - além de noções  práticas de educação ambiental.
 
Durante o período de preparação, o aluno recebe a visita de instrutores de organismos de segurança (Corpo de Bombeiros, agentes da Defesa Civil e organizações voluntárias) com objetivo primordial de salvaguardar a integridade física dos vizinhos vitimados por fenômenos até certo ponto naturais como deslizamento de terra.
 
Desde a implantação do primeiro núcleo da Mariquinha, o resultado é visível. Além de medidas práticas, como limpeza de rios e córregos e afixação de placas fomentando a consciência ambiental de cada morador, o local conta com um grupo atuante, que também trabalha para evitar a ocupação irregular do solo.
 
A boa notícia é que outras comunidades de Florianópolis irão desenvolver o Nudec nos bairros. Depois do Morro do Horácio, segundo o diretor da Defesa Civil municipal, coronel José Cordeiro Neto, a região continental irá ganhar um núcleo comunitário. Mas, por enquanto, pelo menos durante os próximos 120 dias, a equipe da Defesa Civil estará empenhada em oferecer a maior gama de informações aos moradores do Morro do Horácio. 


galeria de imagens