Defesa Civil

18/02/2014 - Defesa Civil
Evento da Defesa Civil mantém foco na prevenção
Nova mentalidade considera e incentiva participação da comunidade

foto/divulgação: Roberto Machado

Agente Machado fala sobre risco de desastres

A 2ª Conferência Municipal da Defesa Civil, realizada nesta segunda-feira (17). pôs em debate a temática da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil que versa sobre diversos assuntos pertinentes à proteção e capacitação da população, no que diz respeito às ações de resposta rápida em caso de adversidades climáticas. O evento,  que começou às 9 horas, foi marcado por uma série atividades e terminou por volta das 17 horas, após a eleição dos delegados da etapa municipal.

 

O número expressivo de autoridades presentes permaneceu durante a explanação dos assuntos, decorrida no salão principal do teatro da UBRO, no centro de Florianópolis.

 

Juan Altamirano Flores, representando a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), disse que a instituição está atenta para com o que ocorre na cidade. Em nome do Departamento de Geociências, informou que a cátedra de Geografia possui disciplina específica para estudar os fenômenos geológicos, que ocorrem com frequência em diversos pontos da Capital.

 

Regina Panceri, representando o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobbus, disse que o trabalho da Defesa Civil de Florianópolis é acompanhado de perto, uma vez que Santa Catarina é o centro de maior ocorrência de eventos climáticos adversos. Salientou ainda a importância da sincronia entre as Secretarias: ”É um processo em que ainda estamos engatinhando. Mas, vendo a participação dos voluntários e funcionários das Secretarias envolvidas (Habitação e Assistência Social) sentimos estar no caminho certo.”

 

O diretor da Defesa Civil do município, José Cordeiro Nerto, falou sobre a motivação das comunidades em participar da criação do Sistema de Defesa Comunitária (Nudec). Ele agradeceu aos representantes do Núcleo de Defesa do Morro da Mariquinha e enalteceu o trabalho do corpo técnico da Pasta que comanda.

 

Temas 

 

Separados por blocos, os temas do encontro foram divididos em quatro grupos, que utilizaram as dependências do teatro para elaborar as propostas. Cada equipe apresentou diretrizes e proposições. Todas as matérias relatadas foram amplamente discutidas e fomentaram o documento final a ser redigido.

Após breve intervalo, houve a votação dos delegados. Eles irão representar a sociedade civil organizada de Florianópolis, entidades representativas que estavam presentes ao evento, nas plenárias estadual, a ser realizada em Lages, e federal, que acontece em Brasília no mês de maio.

 

O simpósio é uma maneira simples que a população tem para conhecer o trabalho da Defesa Civil e a competência do órgão, bem como o raio de atuação.


galeria de imagens