Defesa Civil

09/04/2014 - Defesa Civil
Defesa Civil busca integrar ações na macrorregião
Ações compartilhadas formam cinturão de defesa na Grande Florianópolis

foto/divulgação: Roberto Machado

Plano de ajuda mútua para a região metropolitana

Auxílio e prevenção foram a tônica do encontro que aconteceu na manhã desta quarta-feira (9), na sede da Defesa Civil de São José, em busca da integração dos trabalhos de defesa civil dos municípios da Grande Florianópolis.

A estrutura josefense abrigou representantes dos 12 municípios que compõem a região metropolitana. Na reunião, ficou acertado que as ações de resposta, bem como a parte operacional e de logística, devem ser compartilhadas.

A Defesa Civil de Florianópolis participou do debate e esteve representada por seu diretor, coronel José Cordeiro Neto, e pelos agentes técnicos Luiz Machado e Marcos Leal. A deliberação dos assuntos iniciou pontualmente às 10 horas.

O diretor da Defesa de São José, major Hilton de Souza Zeferino, disse que a intenção é integrar a Defesa das cidades vizinhas. "Quando alguma adversidade climática ocorre em Palhoça ou Biguaçu, precisamos agir em conjunto", destacou.

O agente técnico Luiz Machado, da Defesa Civil de Florianópolis, afirmou positivamente acerca do tema e disse que a Capital conta com uma grande contribuição advinda dos voluntários (Nova Acrópole). ”Temos, caso necessitem, agentes prontos para operações de baixa complexidade”, afirmou Machado. Por baixa complexidade define-se o trabalho de embalar roupas, comidas e mantimentos sempre que houver necessidade.

Já para o diretor José Cordeiro Neto, o caminho para a implantação de um plano de ajuda mútua é importante. "A Natureza não faz acordo, por isso a instrução para a capacitação dos moradores é importante", afirmou.


galeria de imagens