Defesa Civil

28/01/2011 - Governo
Papaquara: prefeito assina decreto para desocupação da área.
Rio será desassoreado, mata ciliar recuperada e as 43 famílias receberão indenização.

foto/divulgação: Martinho G

Prefeito assinou decreto na tarde desta sexta-feira.

A partir de segunda-feira, a Prefeitura de Florianópolis começa a indenizar as 43 famílias da comunidade do Papaquara, que estão alojadas na Escola Jovem, em Canasvieiras, desde a enchente da semana passada.  O decreto, assinado pelo prefeito Dário Berger nesta tarde, autoriza a desocupação da área.

 

Nesta sexta-feira, (28/01) funcionários da Caixa Econômica Federal estiveram no alojamento para abrir contas-poupança para as famílias -  cadastradas pelo Serviço Social da Prefeitura, desde 2008. Elas irão receber auxílio reconstrução - em média,  em R$ 10 mil por família -  e um aluguel social referente a R$ 400 mensais, por até seis meses. As famílias também ficam, a partir de agora, cadastradas no programa "Minha Casa, Minha Vida" do Governo Federal.

 

O prefeito ressaltou que não existe a menor possibilidade destas famílias retornarem às suas casas em segurança porque a área foi classificada pela Defesa Civil  como de alto risco - R4, de acordo com a Resolução n° 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil.

 

“A área do Papaquara será recuperada”, disse Dário Berger enquanto assinava o decreto.  A Prefeitura vai desassorear o rio e recuperar a mata ciliar de  toda a região para que ela volte a ser, de fato, área de preservação permanente.

 

Técnicos da  Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) aguardam apenas que as famílias retirem seus pertences para começar as demolições. Como a renda básica dos moradores é a reciclagem de lixo, o prefeito ressaltou  que aquelas que se estabelecerem na Ilha irão trabalhar na estação do bairro Itacorubi.

 

“Para quem for morar no Continente, a opção para trabalhar com reciclagem será na estação Chico Mendes”.  Dário Berger comentou  que muitos desabrigados alojados na Escola Jovem mostraram o desejo de retornar para suas cidades de origem.

 

Para evitar novas invasões, tanto na região do Papaquara como em outras áreas da cidade, a prefeitura vai reforçar a fiscalização.