Defesa Civil

11/12/2009 - Segurança
Frente fria e chuvas
Defesa civil estadual em alerta

foto/divulgação:

chuvas

Entre a sexta-feira e o sábado, um sistema de baixa pressão se forma no Sul do Brasil, se intensifica, dando origem a uma frente fria. A formação deste sistema provoca chuva, moderada a forte em alguns momentos, com descargas elétricas e ventos fortes entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado. Não se descarta a possibilidade de granizo isolado. No decorrer do domingo, a frente fria se afasta para o Sudeste do país e o sol aparece no decorrer do dia em boa parte do estado.

Alerta para o mar: Há previsão de ventos intensos da ordem de 60 a 90km/h a partir da tarde de sábado se estendendo até a madrugada/ manhã de domingo, o que provoca forte agitação no mar, com picos de onda de 2,0 a 3,0m.

Observação: Ressalta-se que temporais com rajadas de vento e chuva forte são fenômenos pontuais, ocorrendo com forte intensidade em algumas localidades e em outras bem próximas não.

As pessoas devem observar ainda qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.  

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.