Defesa Civil

29/08/2011 - Defesa Civil
Chuvas: Defesa Civil segue em alerta
Previsão de temporal amanhã com alagamentos. Ao menor sinal de perigo entre em contato com a Defesa Civil Municipal pelo fone 199

foto/divulgação:

Deve chover amanhã entre 30 e 50 mm

Em função das fortes chuvas que atingem a Capital desde a madrugada desta segunda-feira, a Defesa Civil Municipal vem monitorando pontos considerados críticos.

 

Segundo o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado, as regiões mais castigadas devem ser Capivari, no Rio Vermelho, Leste da Ilha; e o Maciço do Morro da Cruz, no Centro. Segundo alerta emitido pela EPAGRI/CIRAM, o volume de chuva para amanhã é de 30 mm.

 

 De acordo com Machado, agosto já choveu o triplo em relação ao  mesmo período do ano passado e se a confirmação do temporal para amanhã se concretizar deverá ocorrer alagamentos.  

 

Quem mora em área de risco, precisa continuar atento: “Ao menor sinal de perigo – principalmente de inundação ou deslizamento – procurem abrigo em lugar seguro e façam contato com a Defesa Civil pelo fone 199”, alerta o coordenador.

 

 

  • Em caso de chuvas intensas, sempre é bom lembrar:

 

 

  • Morros

 

Fique atento a depressões no terreno, inclinação de tronco de árvores, de postes, ou aparecimento de rachaduras nas paredes das casas. Alerte os vizinhos, procure local seguro, longe do morro, e avise a Defesa Civil Municipal, pelo 199.

 

 

  • Inundação

 

Corte a energia elétrica. Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, há risco de choque elétrico e curto-circuito.

 

Evite andar na água pois há risco de contaminação. Caso não seja possível evitar, fique atento: se houver sintomas de febre, dores musculares e indisposição, procure uma emergência.

  • Lixo

 

Evite colocar o lixo para a rua pois, em caso de inundação, ele pode obstruir as bocas-de-lobo.