Defesa Civil

09/09/2011 - Defesa Civil
Prefeito concede coletiva sobre o efeito das chuvas na Capital
Uma operação tapa-buracos já está ativa na cidade, trabalhando para sanar as deformações do asfalto causadas pela força das chuvas.

foto/divulgação:

Prefeito e secretários avaliaram que, diante dos grandes volumes de chuva verificados nos últimos dias, Florianópolis resistiu bem.

O prefeito Dário Berger convocou coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, 09 de setembro, para divulgar um balanço dos efeitos das últimas chuvas na Capital e dar conta das providências que serão tomadas pela Prefeitura nos próximos dias. 

 

De um modo geral, considerando grandes volumes de chuvas verificados nos últimos dias, prefeito e secretários - que participaram da coletiva – avaliam que a cidade resistiu bem.

 

Florianópolis teve problemas pontuais, no norte e no sul da ilha, mas as obras de macrodrenagem e muros de contenção, construídos nos últimos anos estão mostrando seu valor – observou Luiz Eduardo Machado, diretor da Defesa Civil Municipal. Também o prefeito lembrou que antigos problemas, antes crônicos, já não existem mais: “Santa Mônica, é um exemplo de como obras de macrodrenagem podem resolver a situação. Santa Mônica era sempre um problema nestes períodos de chuva. Não é mais.”

 

Em relação ao bairro Rio Vermelho, onde houve alagamentos de várias residências, o Prefeito informou que as máquinas da prefeitura já estão trabalhando na macrodrenagem, em caráter de emergência. Dário Berger lamentou porque a obra, que iniciara em fevereiro, foi embargada pela FATMA e teve que parar. Agora, decretada emergência naquela localidade, as obras voltaram. “Só lamento que seja um pouco tarde.  Se tivéssemos a licença da Fatma antes, não estaríamos com esse problema no Rio Vermelho” desabafou Berger.

 

Uma operação tapa-buracos já está ativa na cidade, trabalhando para sanar as deformações do asfalto causadas pela força das chuvas. Além disso, a Defesa Civil já está auxiliando duas famílias do Monte Cristo que tiveram suas casas danificadas por um deslizamento de terra.

 

No total, cerca de 800 pessoas foram atingidas pelas chuvas, de acordo com Luiz Eduardo Machado, diretor da Defesa Civil do Município. Machado esclareceu que não há nenhum registro de pessoas desabrigadas ou em alojamentos, já que todos procuraram apoio em casa de parentes. Para os casos em que se verificou significativa perda de bens, o prefeito informou que a Secretaria de Assistência Social de Florianópolis fará um cadastramento criterioso a fim de garantir a reposição dos mesmos.


galeria de imagens