Defesa Civil

15/12/2011 - Defesa Civil
Deslizamento de pedra no Morro da Mariquinha é considerado um “fenômeno raro”
Ao todo, cinco casas serão demolidas e outras seis mantidas interditadas

foto/divulgação:

A forte chuva que atingiu a Capital na terça-feira, 13 - cerca de 40% do esperado para o mês em menos de uma hora, provocou um fenômeno raro chamado “desplacamento”, termo geológico que explica o deslizamento da pedra que provocou o desalojamento de algumas famílias no Morro da Mariquinha, região central de Florianópolis.

 

O local do incidente não era considerado uma área de risco, embora todo o a região do Maciço sempre mereça atenção. O coordenador da Defesa Civil Municipal Luiz Eduardo Machado lembra que “o Maciço do Morro da Cruz vem recebendo prioridade. Já são mais de 400 muros de contenção construídos na região”. A prefeitura de Florianópolis também já havia deslocado, anteriormente, para locais seguros, 86 famílias em situação de risco no Maciço.

 

Atualmente são 15 pessoas alojadas no abrigo da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, na passarela Nego Quirido. De acordo com o secretário Felipe Augusto Teixeira, todos estão recebendo alimentação, assistência médica e psicológica. “Já estamos providenciando adocumentação para o aluguel social. Na próxima semana seman, estas pessoas já poderão retomar suas vidas”, disse Teixeira.

 

Em relação às residências no local de risco, a Defesa Civil informa que das 20 casas interditadas inicialmente, nove já foram liberadas. Já das 11 restantes, cinco serão demolidas e outras seis mantidas interditadas até que um estudo mais aprofundado revele a real situação.

 

As secretarias de Segurança Pública, Obras e Assistência Social, continuam de prontidão nos locais afetados para possíveis emergências. A Defesa Civil alerta a população para que a qualquer sinal de perigo, abandone a residência e ligue para número 199.