Defesa Civil

26/07/2013 - Defesa Civil
Núcleo de Defesa Civil formado na comunidade
Moradores do Morro da Mariquinha foram diplomados após curso técnico que durou cinco semanas

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Curso preparou 26 moradores do Morro da Mariquinha

 

Aconteceu na noite de quinta feira, 25, a solenidade de formatura do primeiro Núcleo de Defesa Civil (Nudec) da Capital, comunitário, composto por moradores do Morro da Mariquinha. Formados após curso ministrado pela Defesa Civil do Município, em convênio com a Ação Social Arquidiocesana (ASA) e com o apoio do Instituto HSBC de Solidariedade, os moradores da comunidade estão capacitados a agir em situações de emergência.

O evento ocorreu no Teatro da UBRO e contou com a participação de autoridades e de familiares dos formandos. Foi uma noite de muita emoção. O Nudec da comunidade foi batizado com o nome de Claudete Andrade Ferreira, vítima do deslizamento que ocorreu no Morro da Mariquinha em dezembro de 2011.

O diretor da Defesa Civil de Florianópolis, José Cordeiro Neto, enfatizou o trabalho metódico do corpo técnico do órgão, em especial dos agentes Marcos Roberto Leal e Luiz Machado. Além deles, o foram especialmente citados o geólogo Rodrigo Sato e Simone de Jesus, em nome da ASA. Os voluntários mais antigos da comunidade do Morro da Mariquinha também receberam menção. 

“Hoje, a cidade está mais segura. Florianópolis tem o primeiro Núcleo de Defesa Civil da Capital. É preciso enaltecer também o papel da nova gestão municipal’’, afirmou o secretário de Segurança, Raffael de Bona Dutra, representando o prefeito César Souza Júnior. 

Para o secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, a ‘’Mariquinha é o exemplo da comunidade unida em torno do objetivo comum’’. Logo em seguida, o cerimonial chamou cada um dos recém-formados no Curso de Gestão de Risco e Desastres, indispensável para a criação do Núcleo. 

O que é

O Nudec é um ponto de apoio para a Defesa Civil do município. De posse das informações adquiridas ao longo do curso de Gestão de Risco e Desastres, moradores voluntários que participaram das cinco semanas de treinamento, teórico e prático, estão aptos a responder com iniciativa própria e medidas de prevenção em caso de desmoronamento ou deslizamento de terra.

Após receber as informações dos agentes técnicos, no período determinado pela grade curricular do curso, cada morador, enquanto voluntário integrante do Núcleo possui conhecimento para atuar em diversas situações relacionadas a eventos climáticos adversos. No caso do Morro da Mariquinha, a instabilidade do solo foi o ponto inicial do material didático entregue aos alunos. O curso envolveu as seguintes abordagens:

  • conhecimento da estrutura da Prefeitura e Defesa Civil
    promovendo uma maior interação;

  •  atendimento e prevenção de ocorrências;

  •  previsão do tempo;

  •  boas práticas de preservação ambiental;

  •  dinâmica de grupos

Receberam o diploma:

1-      Adelina de Oliveira Mendes
2-      Alex Correia
3-      Ana Paula de Paula
4-      Antônio Amaral
5-      Carlos Eduardo de Aguiar
6-      Carmelita Luzia Back
7-      Claudete de Souza
8-      Cristina Sutil Rodrigues
9-      Daniel Fernandes
10-   Elemar Cruz
11-   Eliane da Cruz Fernandes
12-   Elthon Schmitz
13-   Evandro Ferreira
14-   Irmã Salete Rodrigues Plácido
15-   Jacson Amaral do Prado
16-   Letícia Cardoso Damasco
17-   Luis Fernando do Prado
18-   Marcelo Ferreira
19-   Marli Eneida Cassemiro Amaral
20-   Paula Huller Cruz Wilvert
21-   Rogério Miranda
22-   Rosoemeri de Lima
23-   Sabrina Amara Correia
24-   Sueli Antunes de Oliveira
25-   Valcemar dos Santos Júnior
26-   Vera Lúcia Cardoso