PROCON

18/03/2014 - Consumidor
Procon apreende alimentos fora do prazo de validade
Ação aconteceu em Santo Antônio de Lisboa

foto/divulgação: Procon Florianópolis

Fiscalização aconteceu em Santo Antônio de Lisboa

Ação de fiscalização do Procon municipal na tarde desta terça-feira (18) encontrou alimentos fora do prazo de validade em quatro estabelecimentos no distrito de Santo Antônio de Lisboa. Os quatro estabelecimentos foram notificados. Conforme determina a legislação, os comerciantes têm prazo de dez dias para apresentação da defesa – sustentação dos argumentos – junto ao corpo jurídico do Procon de Florianópolis.

 

 Caso não consigam satisfazer as exigências do órgão, estipulado no Código de Defesa do Consumidor (CDC), os estabelecimentos infratores podem ser multados, com o valor da autuação baseado no faturamento bruto da empresa (a multa pode variar de R$ 600,00 a R$ 3 milhões).  

 

O Procon pede cautela na hora de adquirir produtos em qualquer estabelecimento, verificando, entre outras coisas, o prazo de validade do alimento. Além de acarretar danos à saúde, a falta de cuidados fomenta um tipo de comércio que atua às margens da legislação. Para o diretor do Procon, Michael da Silva, “o consumidor precisa ficar atento e fazer valer os seus direitos”. Ele relembra que, em caso de dúvida, o consumidor deve solicitar a nota fiscal e procurar a unidade do Procon para os devidos esclarecimentos. 


galeria de imagens