PROCON
A falta de informações claras ao consumidor quanto ao uso da tecnologia 4G em Florianópolis resultou em notificação às empresas de telefonia, entregues na manhã desta sexta-feira (2). Além do questionamento sobre a compatibilidade com os planos pré e pós-pagos, o Procon da Capital requer informações se haverá custo ao consumidor para a troca de chip, bem como se os dispositivos estão de acordo com a resolução 242/200 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Segundo o assessor técnico do Procon, Marcos Rosa, os consumidores que procuram a unidade reclamam da falta de cobertura da tecnologia 3G e dos problemas mais comuns – ligações cortadas - e questionam como um sistema dito mais avançado, o 4G, pode apresentar mais qualidade. ”Alguns clientes duvidam da qualidade dos aparelhos, mas na verdade é problema da falha de cobertura da operadora”, afirma Marcos Rosa.
As empresas de telefonia notificadas têm dez dias para responder aos questionamentos. Em 2013, as operadoras lideraram o ranking de reclamações recebidas pelo Procon de Florianópolis.