PROCON

12/05/2015 - Consumidor
Outra agência é autuada por demora nas filas
Fiscalização está ocorrendo em todas as regiões da cidade

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Agência pode ter alvará de funcionamento suspenso

Mais uma agência bancária em Florianópolis corre o risco de ter o alvará de funcionamento suspenso por não cumprir a lei que dispõe sobre o tempo mínimo de espera nas agências.

Desta vez, a fiscalização foi realizada no Norte da Ilha e uma agência bancária dos Ingleses foi multada por ter 20 senhas com tempo de espera excedido. De acordo com secretário do Consumidor, Tiago Silva, se houver reincidência o alvará poderá ser suspenso.

“Na primeira vez recebe a multa, se caso não se adequar aplicamos o que diz a lei: suspensão do alvará de funcionamento”, explica.


Segundo a lei municipal nº 699/2002 - alterada pela lei complementar 512/2015 - o tempo máximo de espera deve ser de 15 minutos.

A lei prevê que as agências bancárias devem colocar à disposição dos seus usuários pessoal suficiente e necessário, no setor de caixas, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável.

A lei estabelece ainda que conste na senha do cliente o horário em que ele retirou o número e o horário efetivo de atendimento.

Saiba mais sobre a lei

- Prazo máximo de atendimento é de 15 minutos em dias normais e 30 minutos em dias anteriores ou posteriores a feriados prolongados;

- As agências têm de informar em cartaz visível nas agências a escala de trabalho do setor de caixas;

- Senha numérica com registro do horário de entrada e do atendimento;

- Cópia da lei em cartaz visível;

- Não pode haver discriminação entre clientes e não-clientes;

- Em caso de descumprimento, o banco recebe advertência por escrito; se não resolver, multa de R$ 10 mil por infração cometida;

- Se houver cinco multas no mesmo dia ou 30 multas no mês, em caso de reincidência, será suspenso o alvará de funcionamento da agência bancária.

Como reclamar

O cidadão que se sentir lesado deve guardar a senha numérica que consta o registro de entrada e depois o recibo com horário de saída e denunciar o caso no Procon de Florianópolis, pelo telefone 3251-4400, ou pessoalmente na rua Deodoro, 209, Centro.


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