Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana

11/10/2023 - Manutenção Urbana
Serviço de manutenção urbana segue mobilizado para atuar nas chuvas em Florianópolis
Desde último final de semana, foram atendidas 53 ruas com aspiração por hidrojato e 99 com desobstrução de rede de drenagem e tapa-buracos

foto/divulgação: Divulgação SMLMU/PMF

Aspiração com hidrojato em suporte à drenagem das chuvas

A Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana segue mobilizada neste feriado e final de semana, por conta da previsão de mais chuvas em Florianópolis. No final de semana passado, operou com equipe de 142 pessoas, 14 máquinas pesadas, nove caminhões hidrojato e 24 caminhões. Foram 48 horas em prontidão e atendimento emergencial de 152 ocorrências: em 53 locais com aspiração por hidrojato para evitar alagamento e 99 pontos com desobstrução de rede e recuperação do pavimento.

 

O relatório da pronta resposta em limpeza e manutenção urbana foi apresentado ao prefeito Topázio Neto, na manhã desta quarta (11), em reunião com os intendentes e superintendentes regionais. Todos tiveram oportunidade de relatar o andamento dos serviços nesta semana, especialmente a operação tapa-buracos que segue a cada enxurrada.

 

Das 99 ocorrências, informa o secretário municipal e presidente da Comcap, João da Luz, 39 ocorreram no Rio Vermelho. O bairro também recebeu suporte com caminhões hidrojato para evitar que a água atingisse maior número de residências.  Em toda cidade, foram aspirados 14 milhões de litros d’água das ruas durante as chuvas. Para se ter ideia, correspondentes a quase duas vezes o volume do reservatório do Monte Cristo.

 

Nas chuvas de novembro e dezembro de 2022, lembra João da Luz, foram atendidas 30 ruas alagadas. Dessas, somente cinco voltaram a ser atendidas desta vez. “Estamos convencidos que o impacto da chuva foi menor graças ao trabalho de manutenção e prevenção que vem sendo feito na cidade, tanto na rede de drenagem quanto em canais e valas de escoamento”, afirma o secretário.

 

Resíduos das chuvas

A Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção informa que desde a manhã de terça (10) está fazendo a limpeza da orla da Barra da Lagoa, Joaquina, Mole e Galheta, onde há grande deposição de resíduos de maré após as chuvas. Parte dos resíduos, como galhos e madeira, estão sendo reaproveitados por ranchos de pesca.

Até início da semana que vem, serviço deverá estar concluído, inclusive na Galheta, onde retirada é mais difícil por conta da restrição de acesso a veículos.

 

Equipes e equipamentos

 

  • 142 operacionais
  • 14 máquinas pesadas (retro, carregadeira, escavadeira, patrola, valetadeira, plataforma)
  • 9 caminhões hidrojato
  • 24 caminhões (toco e trucado).


galeria de imagens