Subsecretaria de Urbanismo e Serviços Públicos

15/12/2022 - Segurança
Prefeitura notifica Celesc por mais de 80 locais com fiação irregular

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Ao todo, foram 86 notificações de cabos e fios soltos ou em excesso nos postes de Florianópolis

 

Fiscais da Superintendência de Serviços Públicos fizeram uma força-tarefa nas últimas semanas para verificar irregularidades com relação a cabos e fios nos postes de Florianópolis. Durante as vistorias foi constatado fiação em excesso atrapalhando a circulação de pedestres e verdadeiros emaranhados de fios em desuso em vários bairros da cidade. 
A maioria dos flagrantes foi registrado na Lagoa da Conceição e região central da cidade. A SUSP notificou a Celesc que é a empresa concessionária que opera a rede aérea na cidade. Em alguns casos não houve resposta e nem a correção das irregularidades. Pela segunda vez foram feitas novas notificações e já se passaram 15 dias sem qualquer posicionamento da empresa.
Ao todo, foram 86 notificações de cabos e fios soltos ou em excesso nos postes de Florianópolis. Para cada irregularidade a lei estabelece uma multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Diante das notificações o montante chega a R$ 430.00,00 (quatrocentos e trinta mil reais). Agora a Celesc tem 30 dias para se posicionar e caso isso não ocorra as notificações viram multas.
O Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, informou que a população tem cobrado ações mais efetivas do poder público com relação a esses fios expostos. “Nossos fiscais flagraram vários postes em toda cidade com fiação atrapalhando a mobilidade e colocando em risco a segurança dos moradores”, acrescentou o prefeito.